Como Limpar um Carpete de Forma Fácil

Se você tem filhos, gatos ou cachorros correndo pela casa, tem alergia à poeira ou pólen ou tem um entra e sai muito grande na sua casa, então seus tapetes e carpetes definitivamente precisam de uma aspiração regular, como uma vez por dia, e de limpeza a vapor ou com água quente a cada três meses. Agora se você mora sozinho, não tem bichos de estimação e raramente têm visitantes, você pode se dar ao luxo de deixar o seu carpete sem uma limpeza pesada por alguns meses!

Visto que você chegou até esse artigo, é bem provável que você se enquadre na categoria citada logo no início. Se o seu carpete esta nas situações citadas logo no inicio, você pode facilmente evitar o acumulo de poeira e sujeira no carpete com algumas precauções. Além disso, você também precisa limpar os cantos e recantos de sua casa pelo menos uma vez por semana. Você ficaria impressionado ao ver o conteúdo de um saco do aspirador de pó sob um microscópio e o tipo de coisa que se acumula sob seu carpete!

Para limpar corretamente um carpete você deve dividi-lo em seções diferentes e lentamente, ir por cima de cada seção de forma sistemática com o aspirador de pó. O aspirador de pó no entanto é poderoso o suficiente para aspirar a poeira e a sujeira, fazendo desta forma um bom trabalho na limpeza do carpete.

Certifique-se de marcar os locais que são mais “usados”, como os lugares onde as pessoas descansam seus pés quando sentam ou onde é passagem. Essas seções precisam de uma atenção especial e você terá que gastar mais tempo limpando esses locais.

Depois de aspirar o carpete, use uma fragrância para dar ao seu carpete um cheirinho de limpeza. Existem produtos específicos para carpetes disponíveis no mercado que você pode usar para desinfetar seu carpete. Se você gostaria de montar a sua própria mistura, pegue uma xícara de ervas secas com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, canela e cravo, e esmague-os todos juntos. Polvilhe o pó sobre o carpete limpo e deixe agir por uns 10-15 minutos.

Se você derramar vinho, café, etc, em seu carpete, certifique-se de retirar o excesso imediatamente com uma toalha limpa. Nunca esfregue o derramamento como normalmente se faz com pisos. Isto faz com o que foi derramado espalhe-se pelas fibras do carpete e aumente ainda mais o problema. Quando você estiver confiante de que removeu a maior parte do líquido derramado, mergulhe a toalha em água limpa e mais uma vez esfregue gentilmente sobre a área para ver se a mancha sai. Se não, você pode usar um pouco de suco de limão ou um pouco de detergente (não deve haver a lanolina ou lixívia no detergente). Manchas mais recentes geralmente respondem bem a essas medidas. Para as manchas de mais idade, você poderia tentar adicionar algumas colheres de vinagre em uma solução de detergente ou apenas usar creme de barbear! Sempre comece a limpar a mancha do exterior e nunca do centro da mancha.

Depois de ter limpado e removido a mancha, coloque papel toalha no local e algo pesado sobre ele para ajudar na absorvição da umidade. Substitua o papel toalha de poucos e poucos minutos até que o carpete esteja completamente seco. Se a mancha persistir, seria melhor chamar um profissional especializado em carpetes em vez de tentar limpar com outros produtos de limpeza sob o risco de danificar o seu carpete.

Sempre que você for comprar em lojas de produtos de limpeza, lembre-se de ler e seguir as instruções na etiqueta com muito cuidado. Além disso, lembre-se de testar o produto em uma área escondida do seu carpete para ver se o material tem quaisquer reações adversas. Você pode arruinar seu carpete com algum descuidado sobre a quantidade de produto que sera usado e como ele deve ser usado.

Há poucas medidas de precaução que você pode tomar para evitar que o seu carpete fique sujo. Uma é colocar tapetes em pontos estratégicos ao redor da casa de modo que quando as pessoas entrarem na casa, a maioria da sujeira irá ficar nesses tapetes. Você também pode tentar deixar as janelas fechadas para impedir que a poeira assente sobre o carpete e também tomar cuidado com a exposição aos raios do sol.

Com aspiração regular e limpeza periódica, você pode ter certeza que o seu carpete vai ficar tão bom quanto um novo por um longo tempo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz