Como Implantar Um Sistema de Energia Solar em Casa

Nos últimos tempos, foi crescente o aumento das preocupações a respeito da crise energética, o que levou a um forte investimento por buscas alternativas de obtenção de fontes de energias renováveis. Toda essa movimentação tem levado pessoas a querer utilizar a energia solar em casa. Afinal, a energia que vem através do sol é capaz de apresentar vantagens nas tarefas do dia a dia, unindo consciência ecológica à economia, por parte do usuário.

A instalação de sistema de energia solar propicia a geração de cerca de 70% de toda a energia consumida em um local, o que representa economia – de R$ 200 em média, todo mês – pois será uma geração gratuita de energia.

Instalação das placas solares

Esse tipo de serviço deve ser feito por uma empresa, com profissionais capacitados e experientes, pois poderão prestar, mais tarde, total assistência.

Qualquer habitação pode receber o sistema de energia solar, desde que observados os seguintes detalhes: o encanamento precisa ser duplo, com passagem individualizada para água quente e fria; casas e prédios pequenos poderão receber a instalação com facilidade; contudo, caso o apartamento, individualmente – independentemente do resto dos condôminos –, deseje fazer uso da energia solar, precisará estar localizado na cobertura, ou estar próximo aos andares mais elevados, para uma captação mais ampla da radiação solar. No caso de unidades em andares intermediários, a instalação individual ficará comprometida.

Vantagens da energia solar

  • Ao contrário das redes elétricas tradicionais, aqui pode-se descentralizar o processo, com cada unidade habitacional, sendo responsável pela energia a ser consumida. Sendo assim, as pessoas detêm mais poder sobre o processo;
  • Instalação simplificada, além de dispensar as manutenções frequentes, verificadas em casos como postes de iluminação e transformadores;
  • Os painéis são duráveis, estáveis e são montados por módulos, ocupando áreas de forma discreta. Todo o retorno do investimento inicial é garantido e a economia fica para sempre.
  • Esse tipo de energia é limpo, pois é livre de resíduos; seguro, pois não há possibilidade de acidentes; constantemente renovável e independente.
Sobre Este Autor

Postar uma Resposta