Como Gerenciar Melhor Suas Contas a Pagar e Receber

As contas a pagar e receber são partes extremamente importante do financeiro de uma empresa. O controle delas garante um melhor planejamento e, consequentemente, um resultado mais benéfico para todos. As contas a receber, por exemplo, são essenciais para realizar toda e qualquer transição de dinheiro que ajude a sustentar a empresa e possibilita o pagamento de funcionários e serviços terceirizados, além de ajudar na compra de matérias-primas, produtos para manter a empresa e muito mais.

Dessa forma, as contas a pagar também são essenciais, por mais que possam parecer coisas ruins, já que são os gastos. Mas não pense no dinheiro como o problema, ele pode ser a solução para a sua empresa, só depende da forma que você gerenciar isso e se está fazendo todo o resto da forma certa. E para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo de controlar as contas a pagar não se remuse apenas em realizar os pagamentos e fazer depósitos: trata-se de acompanhar as compras e contratos e garantir que todos os pagamentos sejam efetuados corretamente, sem gerar prejuízo a nenhum dos dois lados. Geralmente, em pequenas empresas quem fica responsável por tais ações costuma ser o gerente financeiro ou o próprio dono do negócio, e o problema é que às vezes este último não entende muito do que está fazendo e pode trazer seu negócio à tona.

Para conseguir controlar e organizar as contas de uma melhor forma, utilize uma planilha ou um software de controle financeiro. Além disso, a pessoa responsável por isso deve possuir uma cópia de todos os pedidos de compra realizados em outras áreas da empresa, para poder conhecer o valor, a forma de pagamento e se organizar financeiramente. Na hora de receber os pedidos, a mesma pessoa deve ir atrás das notas fiscais juntas ao pedido de compra.

Há ainda outras funções atreladas, como ir ao banco, fazer pedidos, preparar relatórios, atender telefonemas, fazer o pagamento dos funcionários, etc. Por fim, todo tipo de movimentação financeira deve ser registrada no fluxo de caixa e nas demonstrações de resultado da empresa. Tudo isso é algo de alta responsabilidade. Algumas tarefas serão mais simples que outras, mas todas devem ser feitas com a melhor qualidade e compromisso possíveis. Você vai ser responsável por fazer essa empresa decolar sabendo administrar as contas a pagar e receber!

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta