Como Fazer Um Filtro Caseiro

oje a purificação de água é uma necessidade para todos, principalmente em tempos de escassez de água na maioria dos reservatórios do mundo. Toda a água que consumimos deve ser purificada devidamente, para que não haja qualquer problema de saúde para todos os integrantes da família. E a melhor forma de conseguir que a água que a sua família consome seja apropriada é através de um bom purificador, que consiga melhorar significativamente a qualidade de água antes que ela possa ser absorvida pelo nosso organismo.

Existem no mercado uma infinidade de modelos e marcas de purificadores de água, alguns mais tradicionais e outros mais modernos. Os mais modernos, mais indicados pela sua durabilidade e composição prática, em sua maioria funcionam através da filtração por carvão ativado, um dos processos de purificação mais confiáveis nos dias de hoje. O problema é que esses filtros são, quase sempre, caros demais, praticamente um investimento. A alternativa que é proposta aqui então é criam ou montar o seu próprio purificador de água doméstico, não tão sofisticado quanto os que vemos na televisão, mas com certeza se beneficiando da mesma capacidade de purificação do carvão ativado. Ele pode ser mais econômico, e conseguir da mesma forma manter a saúde da sua família em dia.

Riscos da contaminação pela água

Sabemos que há hoje diversos tipos de doenças relacionadas à contaminação pela água, doenças que podem levar a graves consequências e sintomas desagradáveis para todos. Temos uma lista extensa de problemas e doenças que podem ser transmitidas pela água, como o cólera, a esquistossomose, febre tifoide e muitas outras, que atrapalham o bem-estar de toda a família e em alguns casos mais graves podem levar à morte. A recomendação mais incisiva dos profissionais de saúde é para que possamos ferver toda a água antes de consumir, para que quaisquer microrganismos que ali estejam possam ser eliminados. Mas como na prática isso não acontece, a filtração ou purificação por métodos mais práticos costuma funcionar, desde que a higiene no consumo e preparação dos alimentos seja adequada. É aí que entram os nossos filtros de carvão ativado, caseiros ou industriais, que salvam a nossa pele e mantêm toda a água livre de impurezas, ou pelo menos da maioria delas, aquelas que o nosso corpo não consegue lidar.

Como criar o seu filtro caseiro

A criação do filtro caseiro é simples e requer apenas alguns materiais especais, que mesmo assim poderão ser encontrados com facilidade na maioria das cidades. O primeiro passo para a confecção do seu próprio purificador é conseguir um jarro de vidro, aqueles que possuem uma torneira para a saída de água, de tamanho grande para que possa acondicionar boa quantidade de água por vez. Realize a esterilização do jarro com oito gotas de água sanitária por litro e água, para que quaisquer impurezas contidas no recipiente sejam devidamente eliminadas. Consiga um filtro de café comum, aqueles vendidos em qualquer mercado, e coloque-o no fundo do recipiente, cobrindo logicamente a saída de água pela torneira do jarro.

Agora compre um saquinho pequeno de carvão ativado, que pode ser encontrado em uma loja de artigos para aquário ou em petshops que vendam aquários ou artigos para o cuidado de peixes. Cerca de 900g de carvão ativado já será o suficiente para o seu purificador pessoal, já que a eficiência do material permite que uma pequena quantidade purifique a água continuamente. Embeba o saquinho de carvão ativado em água por cerca de 15 minutos, para que ele fique saturado e pronto para o uso. Deve-se agora preencher o espaço do jarro do carvão ativado, cerca de 3/4 do espaço total do jarro. O restante será o espaço do reservatório para a água, onde ela será depositada antes de ser purificada e passar pela torneira.

O próximo passo é apenas encher o seu jarro de água, mas nunca mais do que a metade da capacidade de cada vez, para não comprometer a eficiência da filtração que será realizada. Assim que a água começar a sair pela torneira do recipiente, já sairá purificada e pronta para o consumo, já que a purificação por carvão ativado é realizada quase que instantaneamente. O processo pode ser realizado diversas vezes e todos os dias no mesmo recipiente, observada somente a data de validade do carvão ativado, que é especificada pelo fabricante.

Observação importantes

Deve-se observar em um primeiro momento a quantidade ideal de carvão ativado, para que a purificação da água seja a ideal no recipiente escolhido. Outra preocupação quanto ao carvão ativado é que ele é um material altamente inflamável, e que não deve ficar perto de locais quentes ou exposto ao sol, mesmo que por breves períodos. Tomados os devidos cuidados pode-se aproveitar o seu filtro de baixo custo e altamente eficiente, que proporcionará água de qualidade para toda a sua família por muitos dias.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz