Como Fazer Seu Próprio Controle Financeiro

Ter controle do seu dinheiro é algo que poucas pessoas conseguem fazer no seu dia-a-dia. Algumas escolhem ter mais dinheiro na carteira para não usar o cartão, outras escolhem ter menos para gastar pouco, mas será que tudo isso é realmente efetivo? Para fazer um verdadeiro controle financeiro, você precisa de algumas atitudes, além de um tempinho por dia dedicado a se sair bem nessa tarefa, funcionando como um verdadeiro objetivo de vida ser mais controlado e não sair mal quando a questão se trata de dinheiro. Fazer um controle financeiro vai garantir que quando o fim do mês chegar você não passe por perrengues, possa comprar um presente para alguém, pague algo inesperado que surja no meio do caminho e muito mais.

Mas, primeiramente, para fazer o seu próprio controle financeiro dar certo, você deve traçar objetivos bem específicos, como destinar R$50 em roupas por mês, juntar dinheiro para uma viagem com os amigos, cortar gastos relacionados a saídas durante os finais de semana e muito mais.

Para começar agora, crie uma planilha, para a qual você pode se inspirar procurando pela internet alguns modelos já prontos, ou então compre um desses softwares disponibilizados por empresas para que seu controle financeiro possa ser mais seguro. O importante, independente da forma escolhida, é que esse registro dos seus gastos e de todo o seu dinheiro seja a sua cara, isto é, corresponda a sua vida e transpasse seu consumo e financeiro real.

Faça o registro do que rolou no dia sempre quando chegar em casa e, para isso, guarde notas fiscais, boletos e contas pagas, vias de cartões, etc, e tudo o que facilite na hora de debitar tais valores ou adicionar alguns no seu registro. E se lembre de fazer isso todos os dias: coloque post-its ou alarmes para que isso nunca passe despercebido.

Por fim, é preciso que você seja comprometido com a ideia de ter uma vida financeira melhor e mais tranquila, seja disciplinado e não desista! Para atingir seus objetivos, o controle financeiro deve ser feito durante um bom tempo e nunca deixado de lado. Comece a pensar nisso, vale a pena.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz