Como Fazer o Melhor Controle Financeiro para Sua Empresa

Ter um controle financeiro de todas as movimentações de dinheiro que acontecem na sua empresa é importantíssimo para mantê-la organizada e evitar atrasos de pagamentos, juros e multas ou levar sustos quando alguma conta “aparecer do nada”. Infelizmente, não podemos confiar apenas em nossa memória para pagar contas, saber qual é o valor a

ser pago em cada uma, quanto um cliente deve te pagar em tal mês, entre outras coisas, pois assim corremos o sério risco de acabar nos esquecendo de um pequeno detalhe e já bagunçar tudo. E trazer prejuízo para uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, não é algo desejável por ninguém.

Assim, o controle financeiro é uma forma de as pessoas que trabalham no setor de finanças possuírem em mãos tudo aquilo que ocorre em tal área. Fazendo este controle você consegue saber quanto cada funcionário deve ganhar, quanto de dinheiro deve ser destinado a tal finalidade, como pode cortar dinheiro que está sendo gasto exageradamente ou como investir em algo novo. O controle financeiro demanda diversas ferramentas, como o fluxo de caixa, que é a forma de prever quanto se gasta em determinados períodos de tempo, o controle de contas a pagar e receber, que é saber quais são todas as contas que são despesas ou receitas para a empresa, e entre outras coisas, todas devendo ser exercidas por pessoas que saibam o que estão fazendo ali.

Para fazer o controle financeiro de sua empresa existem algumas formas, como montar planilhas no computador a partir de programas como Microsoft Office Excel, anotar os registros em cadernos específicos e exclusivos para a área financeira ou, então, adotar softwares, a maioria pagos, que empresas vendem e são específicos para tal finalidade, sendo até mais seguros, eficientes e podendo gerar melhores resultados.

É só conversar com os envolvidos na área financeira ou na administração no geral da empresa e definir qual das formas vale mais a pena para vocês e poderá trazer estabilidade e prosperidade. Vale a pena aprender como tomar conta da sua finanças, assim você facilita a sua vida financeira seja empresarial ou mesmo pessoal.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz