Como Executar Um Bom Controle Financeiro

Ter um bom controle financeiro muitas vezes demanda um pouco de paciência e tempo, essas que são coisas cada vez mais raras no dia a dia que vivemos atualmente. Todo o controle financeiro ideal é aquele onde todas as receitas e as despesas poderão ser lançadas mesmo com aqueles gastos de valores menores que ao estiverem acumulados poderão gerar um impacto ao longo de um ano muito significativo.

São poucas as pessoas que conseguem manter todas as suas finanças bem organizadas, basta apenas esquecer de lançar algumas despesas para perder um ímpeto de se fazer um bom controle financeiro.

Apesar disto porque é tão difícil manter as finanças em dia?

Veja a seguir algumas dicas para criar um bom controle financeiro em poucos minutos.

Procure primeiramente em uma planilha criar as principais receitas e gastos fixos mensais, os gastos recorrentes de tudo o que você tiver.

Vá verificando frequentemente o saldo mensal

Tudo isto dá um pouco de trabalho inicialmente, mas apesar disto, depois você irá ter uma boa ideia de situações financeiras. Neste exemplo é possível se perceber que irá sobrar dinheiro no final do mês em sua conta bancária. Procure ainda selecionar a conta desejada, o sistema de controle financeiro deverá mostrar apenas as transações que forem relacionadas e a evolução do seu saldo no dia a dia.

Os fluxos de caixa futuros

Como existem pagamentos que devem ser feitos no começo do mês seguinte é importante se verificar o quanto deverá sobrar antes de receber o seu próximo salário. O gráfico de todos os saldos permite que se possa visualizar tudo isto muito rapidamente.

Tenha um bom controle de investimentos

Se você investir R$ 1000 mensalmente na poupança ao receber o salário como irá ficar? Basta analisar a situação e lance uma transação recorrente de transferências de conta bancária para poupança e acompanhe em gráficos se for este caso toda a projeção para o saldo de sua conta bancária.

Tenha um acompanhamento dos extratos

No final de cada mês ou semana é importante olhar o seu extrato bancário, o extrato de cartões de crédito, entre outros. Se verificar que há valores significativos a serem lançados em seu controle.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta