Dicas Simples de Como Escrever para Internet

Muitas pessoas, seja para escrever um blog, começar um novo negócio online ou mesmo divulgar seus produtos e serviços na internet desejam ou mesmo precisam começar a escrever, no entanto escrever para internet é bem diferente de escrever visando outro tipo de público ou através de outra mídia. Neste artigo, vamos explorar um pouco sobre como deve ser a escrita para internet.

Quando vamos começar a escrever artigos ou posts para internet, nossa principal intenção é prender a atenção do leitor. Veja que na internet são vários sites e programas disputando pela atenção do leitor e por isso é necessário saber como redigir um conteúdo que seja não só atraente e de qualidade, mas também desenvolver o que chamamos de leitura fluída e prazerosa.

Neste sentido, um dos primeiros passos que devem ser tomados é a criação de uma boa introdução. A introdução é a porta de entrada de um texto e por isso precisa estar impecável, convidando o autor para a leitura, despertando sua curiosidade e incentivá-lo a buscar as informações que ele procura no decorrer do texto. Por isso, a introdução pode conter algumas perguntas e questionamentos que, ao mesmo tempo em que contextualizam a situação problema, também levam o leitor a procurar a resposta ou a solução dentro do texto.

Inicia-se após a introdução o desenvolvimento do corpo do texto. O mesmo deve procurar solucionar aquilo que foi proposto no título e na introdução. As frases, e posteriormente os parágrafos, devem estar coesos e bem amarrados entre si, visando uma leitura contínua e sem interrupções que podem ocorrer caso você insira pensamentos que destoem do conteúdo principal do texto.

Por fim a conclusão é o momento de você caminhar para a conclusão dos pensamentos que foram propostos ou abordados pelo seu texto. Ao finalizar sua escrita, procure ler o seu texto inteiro a fim de identificar possíveis substituições de termos e expressões que deixem a leitura mais fluida e o seu texto mais simples de ser compreendido. Lembre-se que na internet você estará falando com públicos dos mais variados graus de instrução e por isso sua mensagem deve estar clara e acessível a todos

Agora que você entendeu como escrever textos para internet, procure escrever e aprimorar sua escrita cada vez mais. Converse com seus leitores e com amigos e familiares que estejam interessados em ler seu conteúdo. Receba bem as críticas e sugestões para que dessa forma você cresça cada vez mais no mundo da escrita para internet.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta