Como Encontrar Sistemas CRM que se Adequem ao seu Negócio

Ainda que todas as empresas saibam o quanto o serviço aos clientes é importante, a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) leva-o a um nível completamente superior. Os Sistemas CRM ajudam as empresas a melhorar o nível de serviço que prestam a novos clientes e a clientes já existentes através da utilização de tecnologia. A CRM tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, com muitas empresas a investir vastas somas de dinheiro em sistemas CRM. Há muitos pacotes de CRM diferentes disponíveis no mercado, uns mais adequados a pequenas empresas e outros melhores para grandes empresas. Compreender os três principais tipos de sistemas CRM ajudará uma empresa a encontrar o pacote que melhor se lhe adequa.

CRM Operacional

Este tipo de sistema CRM integra vários dados de várias fontes diferentes numa única página web facilmente acessível. Isso ajuda a tornar as tarefas desempenhadas pela força de vendas mais eficientes e a melhorar o tempo que demoram a responder a um cliente. Assim, por exemplo, se uma pessoa das vendas tem um cliente ao telefone pode encontrar e ter acesso à informação do cliente num programa para ver o seu histórico de compras, depois entrar noutro programa para ver os registos contabilísticos, e depois noutro para informação técnica, etc. Com os sistemas CRM operacional, basta-lhes clicar numa única página para terem toda essa informação na ponta dos dedos.

CRM Analítica

Já todos ouvimos a frase “conhecimento é poder”; pois bem, os sistemas CRM analítica ajudam uma empresa a obter esse conhecimento de forma eficiente e rápida. Da mesma forma que nos outros sistemas CRM, os sistemas analíticos vão buscar dados a várias bases de dados diferentes e integram-nos todos num só. No entanto, a forma como usam esses dados é muito diferente, porque os sistemas CRM analíticos usam programas específicos para procurar padrões e tendências, por exemplo usando técnicas de “data mining”. Criam depois um relatório de análise que incluirá quaisquer problemas que possam não ter sido evidentes antes, permitindo à empresa lidar com eles de imediato, garantindo que não se tornam mais disseminados. Isso permite que uma empresa tenha uma abordagem muito proactiva do serviço a clientes, que ajuda a reduzir custos e a melhorar as relações com os clientes.

CRM Colaborativa

Este é o mais complexo dos sistemas CRM e incorpora fatores internos e externos. Por exemplo, para além de toda a informação mantida por uma empresa acerca dos seus fornecedores, fabricantes e distribuidores também está incluída na informação compilada. Esta informação está muitas vezes disponível à base de clientes de uma empresa por via da utilização de um website especial chamado extra-net. Isto permite aos clientes contactar com os empregados de uma empresa por via de mensagens instantâneas; permite-lhes trabalhar interativamente com a empresa para melhorarem a relação entre eles e significa que um cliente terá tanta informação quanta precisar a qualquer altura, dia e noite.

Como se pode ver, as possibilidades dos sistemas CRM são infindáveis e as melhorias que até os sistemas mais básicos podem proporcionar a uma empresa são inestimáveis. Use as informação acima como um guia para encontrar o pacote certo de sistemas CRM para a sua empresa.

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