Como Encontrar um Nicho de Mercado para seu Site?

O que é um nicho de mercado? Um nicho de mercado é um mercado especializado que tem um alcance limitado e claramente definido de produtos vendidos a um grupo específico de pessoas. Então, quando você está começando seu próprio site ou negócio online, geralmente você quer focar em um nicho específico para basear seu site. Mas e quando você não consegue escolher um nicho? Bem, não se preocupe! Eu vou te mostrar alguns métodos que eu usei e recomendo para os novos blogueiros.

Quando você decidir o que quer vender ou sobre o que irá falar o seu site, certifique-se que o mesmo será sobre um assunto o qual você está apaixonado. Isto é muito importante para o sucesso do seu site e para mantê-lo motivado a escrever! É muito mais fácil e divertido de trabalhar quando é algo em que você realmente pode envolver seus braços e se dedicar de corpo e alma. Embora haja um número de maneiras diferentes de fazer dinheiro online, como vender seus próprios produtos, marketing afiliados e assim por diante, outra dica que eu sugiro é que você crie um ou dois produtos para vender relacionados a esse nicho, mas não há pressa.

Aqui estão alguns métodos simples para ajudar você a descobrir qual nicho de mercado escolher e como reduzi-lo para um nicho ainda mais específico. Comece por visitar o Google AdWords Keyword Tool. Agora pense em alguma coisa ou um tema que lhe interessa, vamos dizer, por exemplo, “Jardinagem”. Digite-o no espaço que diz a palavra ou frase. Agora, verifique também a pequena caixa em que diz que “só mostrar idéias estreitamente relacionadas com os meus termos de busca” e clique sobre ela. Isto irá resultar em uma lista de tópicos relacionados ou frases geradas a partir da palavra-chave escolhida. Esta pesquisa irá dar outros dados importantes, como quantas vezes cada termo foi procurado durante o ano e durante o mês.

Ele também irá dizer o nível de concorrência para que a palavra ou frase. Vamos dizer que uma das frases era “dicas para um saudável jardim” e a concorrência é alta. Isso significa que você vai competir com vários outros sites em que determinado termo aparece como sendo uma palavra-chave. Agora vamos dizer que outra frase era “como crescer um jardim saudável” e a concorrência está como baixa ou média. Escolhendo este termo você irá estreitar o seu nicho e isto te dará uma melhor chance de alcançar um determinado grupo de pessoas e potencialmente reduzir a concorrência.

Outra coisa que eu sugiro é ir e fazer algumas pesquisas no Google e em outros motores de busca como o Bing e o Yahoo. Use o mesmo método, tanto quanto usar uma palavra ou frase e buscar por sites que sejam semelhantes no que se refere ao nicho que você está interessado. Tome nota do título e da descrição desses outros sites. Este é outro método útil para ver como estão agindo seus futuros concorrentes. Veja só: Tudo está disponível na internet! O principal agora é encontrar um assunto que você gosta muito e que está disposto a colocar algum trabalho para, em seguida, tomar o tempo para posicionar-se tão bem quanto possível nos sites de busca. Lembre-se que, de qualquer forma, o retorno será no longo prazo.

Agora você deve ter algumas boas ideias sobre o nicho de mercado que você pode planejar ao redor do seu site. Continue tentando e brincando com os métodos que eu mostrei. Não apresse as coisas: Planeje bem o seu site antes de começá-lo.

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