Como é Produzido o Ferro Ligas

Os ferro ligas são produzido através de um processo de adição de elementos químicos dentro do metal derretido, geralmente durante fabricação do aço. São os ferro ligas os responsáveis por proporcionar as características distintas para aço e ferro fundido. Este produto químico, ferro ligas, também possuem funções importantes durante a produção dos metais, ele é sempre  associado com o ferro e a indústria de aço, o setor de siderurgia.

Os países que mais produziram ferro ligas 2008 foram a China, África do Sul, a Rússia, Cazaquistão e Ucrânia. Junto estes países produziram o que respondeu por 77% da produção mundial. A produção mundial de cromo, ferro ligas de manganês e silício foi estimada em  29,1 milhões de toneladas em 2008. Existem alguns tipos de ferro ligas e são eles: ferro cromo, ferro manganês, ferro molibdênio, ferro níquel, ferro silício, ferro titânio, ferro tungstênio e ferro vanádio. O ferro ligas ainda pode ser divido em baixo carbono e alto carbono, cada uma apresenta um característica especifica, o que definirá a empregabilidade do produto também.

Mais de 94% da produção de minério de cromita são fundidos em fornos elétrico para produzir ferro cromo para a indústria metalúrgica. Este tipo de ferro ligas é consumido em todo o mundo na produção de aço inoxidável. O maior produtor de ferro ligas de manganês é a China e este produto é fundamental para o setor siderúrgico. O ferro níquel também é usado nas industrias siderúrgicas e na produção aços inoxidáveis que são resistentes ao calor.

O ferro ligas ferro tungstênio é uma das ligas mais caras, e é empregado na produção de aços ferramentais de velocidade, em poucos casos seja a ser usado em aços inoxidáveis e em estruturas. O ferro molibdênio é usado principalmente na indústria do aço, os maior produtores deste minério são o Chile, China e Estados Unidos.

O titânio é usado na produção de aço para a desoxidação, controle de dimensão de grão, de carbono e de azoto e de controle, e estabilização. Durante o fabricação de aço, o titânio é geralmente introduzido como ferro titânio devido à sua relativamente baixa temperatura de fusão e de alta densidade.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz