Como é Medida a Qualidade de Um Diamante

Os diamantes são a substância natural mais dura que existe na terra, e são desejados por pessoas de todo o mundo. Acredita-se que os primeiros diamantes foram descobertos nas costas da Índia trazidos pelas chuvas de monção. Aqueles que os encontraram pensaram que os diamantes eram como raios ou relâmpagos que tinham se solidificado. Os diamantes são medidos de várias maneiras, e são justamente essas medidas que determinam seu valor.

Nos fabricantes de jóias e também nas grandes joalherias, profissionais especializados são treinados de forma eficiente para determinar com precisão a qualidade dos diamantes e assim determinar o seu preço. Usar padrões comuns e que fossem facilmente entendidos por qualquer pessoa era um grande desafio no passado, até que o Instituto Gemológico da América criou uma nova escala que passou a partir de então a ser usada em todo o mundo.

Há vários fatores para determinar a qualidade de uma pedra e seu valor, como a clareza, a cor, o corte e o peso em quilates. A clareza é determinada pelo tamanho e número de manchas que ocorreram naturalmente durante os milhares de anos que a pedra levou para ser formada. Para a clareza ser medida, verifica-se a partir da pureza do material: Mede-se em condições de iluminação muito boas com 10 vezes de ampliação.

Outra coisa que determina o preço e a qualidade da pedra é o quilate. A palavra “quilate” vem da palavra alfarroba (jóias já foram medidas tendo como referência sementes de alfarroba). Um quilate representa uma massa igual a duzentos miligramas. Os melhores diamantes não têm cor e devem aparecer tão transparentes como uma garrafa de água mineral. A melhor maneira classificar a clareza de um diamante é através do olho humano.

Não só cor, clareza e a questão de peso, mas os elementos de corte também fazem diferença. Isto diz quão bonita a pedra vai ser e é em parte resultado da natureza e do joalheiro que faz o trabalho de lapidação. Quando você olha para várias pedras diferentes, é o corte que muitas vezes leva uma pedra a se destacar sobre as outras, visto que o corte pode fazer uma pedra brilhar mais e ser mais atrativa. O corte é frequentemente esquecido, mas é uma das partes mais importantes de toda a experiência de compra. Um diamante bom não vai ser barato, assim certamente você deve esperar pagar mais pelos melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *