Como Deixar o Financiamento do Seu Imóvel Mais Leve

Financiar a compra de um imóvel é o meio mais próximo que muitos brasileiros encontram para realizar o sonho da casa própria. Adquirir um imóvel tem um custo elevadíssimo, e ao invés de passar a vida inteira economizando, muitos preferem tomar um empréstimo junto a uma instituição financeira e ir pagando as parcelas por um longo prazo – geralmente, de 20 a 30 anos.

É evidente que ninguém sabe o que pode acontecer ao longo desse tempo, e pode ser que ao longo do financiamento, as parcelas comecem a pesar no bolso. Felizmente, existem alguns meios de deixar o financiamento imobiliário mais leve e não comprometer o orçamento familiar ou a titularidade da tão sonhada propriedade.

A seguir, você irá entender como funciona o financiamento imobiliário e descobrirá algumas formas de deixar as parcelas mais suaves para o seu bolso.

A amortização do financiamento imobiliário

Um ponto importante para entender o financiamento imobiliário é o conceito de saldo devedor. Ao fazer um financiamento, você, geralmente, dá uma entrada e financia o restante; este valor é o seu saldo devedor.

Entretanto, as instituições financeiras embutem determinados valores no preço da parcela, referentes a juros (quanto o banco cobra para emprestar o dinheiro) e encargos (como seguros, taxas operacionais, etc.).

Amortizar o financiamento imobiliário significa adiantar o pagamento de determinadas parcelas, reduzindo o saldo devedor, pagando menos juros e, mais importante do que isso tudo, acelerando o processo de quitação do seu imóvel.

Em resumo, o financiamento imobiliário é composto por:

  • Saldo devedor: valor principal financiado;
  • Juros: o “preço” cobrado pela instituição financeira para emprestar o dinheiro;
  • Encargos: seguros, taxas operacionais e demais taxas bancárias.

Amortizando o financiamento e antecipando a quitação

Geralmente, as instituições financeiras oferecem duas opções de amortização do financiamento imobiliário para o cliente. São elas:

  • Redução do prazo e manutenção do valor das parcelas;
  • Redução do valor das parcelas e manutenção do prazo.

Se você está à procura de como deixar o financiamento imobiliário mais leve, a segunda opção é o melhor meio de desafogar o orçamento.

Você deve estar se perguntando: como é possível manter o prazo inicialmente fixado e reduzir o valor das parcelas? Isso é possível graças aos sistemas de amortização.

Sistemas de amortização de financiamento imobiliário

Quando falamos em sistemas de amortização, estamos falando de, basicamente, duas formas de amortizar uma dívida de financiamento. São elas a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e Tabela Price.

Pela Tabela SAC, você inicia o financiamento com parcelas maiores, pagando, principalmente, os juros e encargos. Conforme o prazo do financiamento vai acabando, você estará pagando parcelas menores, pois os juros e encargos vão sendo pagos ao longo dos anos e, no final, paga-se apenas o saldo devedor principal.

Por outro lado, a Tabela Price implica no pagamento de parcelas fixas. Esse sistema é recomendado, sobretudo, para quem não possui meios de arcar com parcelas maiores no início do financiamento. Entretanto, estima-se que um financiamento realizado pela Tabela Price possa ficar de 7% a 10% mais caro do que um financiamento amortizado pela Tabela SAC.

Suponhamos que você esteja de olho em casas à venda em Carapicuíba, essa aconchegante cidade do interior paulista. Caso você financie um imóvel de 100 mil reais nessa cidade pela Tabela SAC, com parcelas iniciando em 1.000 reais, a tendência é:

  • A primeira parcela corresponda a 500 reais de saldo devedor principal e 500 reais de juros e encargos;
  • A última parcela corresponda a 500 reais de saldo devedor principal e, digamos, 5 reais referentes a juros e encargos.

Na Tabela SAC, as últimas parcelas são mais baixas porque os juros e encargos são pagos ao longo do financiamento. Essa é uma ótima forma de deixar o seu financiamento imobiliário mais leve e aproveitar os prazeres que só uma casa própria pode oferecer.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz