Como Classificar os Tipos de Vinho

A partir da fermentação alcoólica do suco extraído de uvas amassadas em diversas vinícolas pelo mundo, nas grandes ou pequenas, industriais ou artesanais, surge uma das bebidas mais valorizadas e estudadas: o vinho. Mas, é claro, não há apenas um tipo de vinho.

Na fermentação algumas características são levadas em conta, para que resulte em um tipo de vinho ou em milhares de outros.

Tais características são: coloração do vinho, teor de açúcar, quantidade de gás carbônico e a graduação alcoólica. Saiba mais sobre cada classificação dos tipos de vinho a seguir.

Coloração

Tinto: sua cor escura surge dos pigmentos encontrados na casca de uvas “pretas”. É o vinho mais produzido no mundo. Só no Rio Grande do Sul, em 2003, foram engarrafados mais de 170 milhões de litros¹.

Branco: pode ser preparado de uvas brancas, que é o que mais ocorre, mas também da polpa de uvas pretas, desprezando a casca da uva durante o processo. É o tipo mais popular no Brasil atrás do vinho tinto. Em 2003, foram produzidos cerca de 55 milhões de litros.

Rosé: o vinho rosé, pensando em sua coloração, está entre o tinto e o branco, sendo produzido por uvas pretas cujas cascas liberam pouca tinta. Outra forma de obter o resultado é misturando vinhos tintos e brancos, mas a qualidade não é das melhores. Em 2003, 6,3 milhões de litros foram engarrafados.

¹ fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nível de Açúcar

O processo de fermentação transforma o açúcar em alcoól – até 200 gramas por litro de suco. A classificação surge observando a quantidade que sobra: vinhos doces ou suaves (mais de 50 gramas por litro), meio-doces ou meio-secos (até 50 gramas por litro) e secos (menos de 5 gramas por litro).

Gás Carbônico (espuma)

O gás carbônico é responsável pelas bolhas do vinho, havendo três categorias sobre isso: com mais de 2kg de pressão por cm² são os vinhos espumantes, enquanto até 2kg por cm² são os frisantes. Já os que não possuem gás são os tranquilos.

Teor alcóolico

A última classificação para tipos de vinho é o teor alcóolico. Os vinhos de mesa são os que possuem entre 8,5 graus e 14 graus de álcool (8,5% a 14% da bebida), e enquadra a maioria dos vinhos. Os vinhos de sobremesa ou licorosos possuem mais de 14 graus de álcool, geralmente adicionado após a fermentação.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta