Como Calcular o Seguro de Um Veículo?

Se você já se perguntou como é calculado o preço de um seguro de veiculo, fique atento: seja seu seguro online ou fechado da maneira tradicional, diversos fatores são levados em consideração para o cálculo final. Veja mais:

Modelo do veículo: de acordo com o modelo e o ano, se determina o valor do seguro de veículo e se tem uma base para começar o cálculo.

Perfil do condutor: as características do motorista também pesam – e muito – na definição do orçamento. Isso porque se utilizam como base algumas pesquisas e índices. Motoristas jovens de até 26 anos e homens tendem a se envolver mais em acidentes de trânsito e, no geral, acabam pagando o seguro de veículo mais caro por causa disso. Já os idosos são mais prudentes e seguem o caminho inverso quando o assunto é preço.

Índice de roubo: de acordo com o índice de roubo de um determinado modelo, o seguro pode ficar mais caro ou mais barato. Quando o carro é muito visado pelos bandidos, a tendência é que o valor do seguro de veículo aumente.

Perfil de utilização: quanto mais o carro é utilizado, por exemplo, para ir para o trabalho, faculdade, sair à noite etc, o preço tende a subir. Afinal, quanto mais utilizado for o carro, maiores os riscos envolvidos.

Garagem: pode parecer besteira, mas um carro que fica na garagem da residência do segurado e no trabalho, é mais barato. Isso porque a exposição é menor e, consequentemente, os riscos de roubos e furtos, por exemplo.

Equipamentos de rastreamento: em casos de roubo ou furto, encontrar o veículo pode ser bastante difícil. Mas quanto se tem um rastreador, o índice de recuperação é próximo dos 90%. Com isso, as indenizações pagas pelo seguro de veículo diminuem e o segurado é recompensado.

Alguns sites possibilitam que você faça a personalização do seu seguro, fazendo com que você pague somente o que realmente precisa. Depois de conhecer alguns dos fatores utilizados na formação de preço, faça o teste. Faça uma simulação de seguro online, ou uma cotação e confira se seu perfil é mais caro ou mais barato.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta