Como Aumentar a Eficiência do Ar Condicionado

Evite bloqueio do fluxo de ar

Selagem de dutos com vazamento pode ser a melhor coisa que você pode fazer para melhorar a eficiência, mas outras ações vão ajudar também: substituir filtros sujos, manter a carga direita e o fluxo de ar, limpar as bobinas.

Outra coisa a fazer é certificar-se de que a unidade exterior (condensador) não é tão escondido da vista que seu fluxo de ar seja bloqueado ou que as folhas ou outros matérias não estejam entupindo-os.

Se você estiver substituindo ou instalando um novo ar condicionado, observe para comprar equipamentos de alta eficiência. A classificação de eficiência mais conhecida é a Classificação de Eficiência Energética Sazonal (SEER). SEER 13 é a eficiência mínima que você deve considerar, mas é provável que maiores eficiências sejam bastante rentáveis.

Dependendo do seu clima, você pode querer considerar outros números de eficiência também. Por exemplo, em climas quentes e secos, você deve olhar para a Classificação de Eficiência Energética (EER) que diz o quão bem o sistema irá funcionar em condições de pico. Se você vive em um clima quente e úmido, você precisa considerar o quão bem a unidade pode desumidificar .

Reduza o trabalho feito pelo aparelho de ar

Você pode fazer seu condicionador de ar trabalhar melhor reduzindo o tamanho do trabalho que ele tem de fazer. Você pode fazer isso melhorando o ambiente ou reduzindo as cargas geradas internamente ao qual o seu condicionador de ar deve lidar.

Melhorar o ambiente inclui coisas como: o aumento dos níveis de isolamento ou janelas de sombreamento ou reduzir o vazamento de ar, além de fazer a manutenção do ar condicionado periodicamente. Tais melhorias irão reduzir a energia consumida no aquecimento e resfriamento, mas podem exigir tempo ou investimento considerável.

Ao colocar um telhado novo ou janelas novas, costuma ser rentável usar produtos de alta eficiência. Coberturas com menas passagem de calor, por exemplo, pode economizar meia tonelada de resfriamento e uma grande quantidade de energia ao longo do ano.

Reduzir as cargas internas pode ser mais simples. Desligar aparelhos elétricos, luzes e equipamentos desnecessários. Mude o uso do aparelho (como lavadoras e secadoras) para períodos mais frios do dia. Use ventiladores de exaustão locais para remover o calor e a umidade da cozinhas e banhos.

Em alguns climas outras técnicas podem ser usadas para reduzir a carga no condicionador de ar. Em climas secos, as condições de ar evaporativo (a versão moderna do que costumava ser chamado de “refrigeradores de pântano”) podem proporcionar arrefecimento substancial.

Em climas com grandes oscilações de temperatura, como os climas quentes e secos, você pode reduzir a carga trazendo grandes quantidades de ar fresco ao ar livre. Esses sistemas podem ser chamados de “arrefecimento noturno”, “arrefecimento ventilativo” ou “economizadores residenciais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *