Como Alcançar o Controle Financeiro

Controlar as finanças de uma empresa ou instituição é uma atividade de gestão, que pode ser auxiliada por sistemas informatizados.

Como alcançar o controle financeiro

Alcançar o controle financeiro é uma das atividades mais complexas em uma empresa. Isso acontece porque os gestores têm dificuldade para identificar quais são os ganhos reais de seu empreendimento, o que resulta em dificuldades e endividamento. O primeiro passo para conseguir o controle financeiro é descobrir o que de fato representa lucro nas atividades financeiras. Nem tudo que uma empresa ganha é lucro. Pode parecer uma coisa primária, mas grande parte dos gestores nem sabem o quanto ganham.

O lucro de uma empresa é a diferença entre o que ganha e o que gasta. O problema é que nem todos sabem o quanto ganham, e muito menos o quanto gastam. Deveria ser simples, como uma conta de quatro menos dois. O problema é que nem mesmo em casa dá para saber ao certo esses valores. Basta ver o quanto as pessoas se complicam com essas contas simples. Um contador deveria oferecer essas informações? E quem informa ao contador?

Para sair dessa armadilha, o primeiro passo é gerenciar rigorosamente todas as despesas e receitas de uma empresa. Isso significa registrar da forma correta todos os gastos. São despesas simples como uma caneta entregue a um funcionário sem dar baixa no estoque que se somam para estourar o orçamento no final de um mês. A ideia não é economizar canetas, mas saber para onde vão os recursos da empresa, em detalhes. Algumas pessoas argumentam que a tinta gasta com as anotações custam mais do que a despesa. Mentira. O prejuízo de não controlar é sempre maior.

Conforme as empresas crescem, pequenos problemas como uso descontrolado de grampos, desperdício de papel, desperdício de água, de energia elétrica ou de combustível podem fazer muita diferença. Mesmo que o diretor deseje ser generoso e distribuir presentes entre os clientes e funcionários, precisa registrar essas saídas se deseja saber sua margem real de lucros.

Existem sistemas informatizados para registrar e controlar as despesas de uma empresa, apontando as margens de lucro. No entanto, sistema nenhum pode organizar uma empresa que não tem boas práticas de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *