Como Acelerar o Metabolismo e Afinar a Cintura

A gordura ao redor da cintura não é apenas desconfortável e desagradável, é também um risco das principais doenças crônicas, tais como o tabagismo. Para entender melhor como acelerar o metabolismo, isto é, como o aumento do corpo consome calorias vai nos ajudar a entender melhor o que realmente funciona para que a cintura fique fina, queimando mais calorias do que você come e reduzir a gordura corporal total.

Embora os casos conhecidos de métodos de redução de peso quase miraculosos são completamente falhos, é possível a perda de gordura de partes específicas do corpo ou exercícios especiais para reduzir a cintura, a verdade é que para reduzi-la é essencial que seja reduzida o percentual total de gordura corporal. Felizmente 99% de pessoas que perdem gordura precisamente perdem nesta área antes de qualquer outra. Isto é em parte porque a gordura visceral é metabolicamente mais ativa do que a gordura sob a pele. Além disso, quanto maior o excesso de gordura que uma pessoa possui, mais rápido começa a perder a gordura localizada na barriga quando você começa a perder peso.

Então, para conseguir uma cintura mais fina será necessário iniciar um plano de emagrecimento. Mas você tem que perder peso de forma saudável.

Para isso, é essencial seguir uma dieta de baixa caloria e aumentar a atividade física. Existem diferentes tipos de dietas baixas em calorias, mas tem sido encontrado em vários estudos recentes que qualquer um deles produz a mesma perda de peso e gordura corporal. O importante é que seja consumido menos energia do que gasta o corpo. Um déficit de 500 calorias por dia promove uma perda de cerca de 500g de gordura corporal por semana, que é bastante aceitável.

O problema é que para a maioria das pessoas, manter esta taxa de perda de peso é difícil para médio e longo prazo, apesar de tudo inicialmente parecer ir de vento em popa. É por isso que os nutricionistas ressaltam a importância de mudar hábitos diários de alimentação mais do que apenas seguir uma dieta para perder peso por um tempo determinado. O tempo durante o qual segue-se o plano de perda de peso deve servir como um treinamento para aprender a comer uma dieta saudável e menor densidade de energia (menos calorias por grama de alimento) para sempre.

Além disso, existem alguns “truques” que podem servir para acelerar o metabolismo e aumentar as calorias queimadas por dia, permitindo-nos a perder peso ou manter um peso saudável, comendo mais alimentos ainda. Alguns destes truques são:

Aumentar a massa muscular. O gasto energético de pessoas com mais massa muscular é muito maior do que aqueles com menos músculos. Músculos exigem mais do que o dobro de calorias de gordura para ficar. Então, se a acelerar o metabolismo é desejável para adicionar à rotina de exercícios aeróbicos pelo menos duas sessões por semana de exercícios para fortalecer os músculos. Exercícios abdominais para essa área irá ajudar a manter forte e, portanto, terá menos gordura na cintura, mas para aumentar a taxa metabólica será necessário trabalhar todos os grupos musculares: abdômen, pernas, nádegas, peito, costas e braços.

Aumentar a intensidade dos exercícios aeróbios. As horas após uma sessão de exercício aeróbico é quando o metabolismo fica mais acelerado. O exercício de alta intensidade aumenta o gasto energético, portanto, é útil tentar aumentar um pouco a intensidade do exercício ou diminuir o intervalo de descanso durante o exercício.

Comer com mais frequência e evitar dietas com jejum e muito indicado. Siga uma dieta muito baixa em calorias e faça o seu corpo ficar sem períodos em jejum, pois fazer o corpo trabalhar com menos calorias resulta em uma menor taxa metabólica. Faça pequenas refeições e lanches a cada 3 ou 4 horas, mantendo-a constante. Mas é importante escolher alimentos com sabedoria para serem comidos em cada lanche e que devem ser baixos em açúcar, gordura e calorias. Frutas, verduras e iogurte com baixo teor de gordura são bons exemplos.

Chá verde. Depois de tomar a bebida, a taxa metabólica aumenta ligeiramente durante algumas horas. É importante não acrescentar açúcar ou mel para nenhuma caloria extra.

Comer bastante proteína. O corpo utiliza mais calorias para digerir a proteína para digerir carboidratos ou gorduras. Portanto, inclua alguma fonte de proteína em cada uma das refeições principais do dia. Mas deve ser uma fonte de proteína magra, como frango, peixe, feijão ou lentilhas, carne magra, leite ou iogurte desnatado. Para uma dieta equilibrada, estes alimentos devem ser servidos com frutas e ou legumes e cereais.

Por outro lado, existem algumas características especiais de algumas dietas, o que pode ajudar a reduzir a probabilidade de acúmulo de gordura no abdômen. Dietas ricas em cereais integrais, se acompanhado por pelo menos cinco porções diárias de frutas e legumes, juntamente com quantidades menores de leite e alimentos com baixo teor de gordura pode evitar o acúmulo de gordura abdominal, dietas com a mesma quantidade de calorias, mas com grãos refinados, dietas ricas em cereais integrais e baixo teor de açúcar pode promover alterações na glicemia e insulina para facilitar a mobilização das reservas de gordura. Por outro lado, dietas ricas em carboidratos refinados aumentam os níveis de glicose no sangue e insulina e, consequentemente, geram os depósitos de gordura.

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