Cidadania Italiana

A conquista da cidadania italiana é o sonho de muitos descendentes de italianos pelo Brasil e a cada ano milhares de pessoas tiram a dupla nacionalidade italiana. Estima-se que em nosso país existam mais de 30 milhões de descendentes de italianos sendo que potencialmente uma boa fatia deste número possui o direito a dupla cidadania italiana.

Apenas no estado de São Paulo o número de pessoas com o direito a fazer o passaporte italiano pode ultrapassar os 10 milhões, resultado da forte imigração italiana ocorrida principalmente no final do século XIX.

Cidadania italiana: como fazer o pedido?

Com o aumento do poder aquisitivo da população brasileira muitos descendentes de italianos que antes não possuíam os meios econômicos passaram a ter a chance de obter a cidadania italiana. O processo em si não é caro, os custos se resumem a obter os documentos necessários ao pedido de cidadania italiana, ou seja, as certidões a serem reunidas são aquelas de nascimento,  casamento e óbito desde o seu antepassado italiano até você.

Estas certidões são exigidas pois é através destes documentos que os consulados italianos pelo Brasil conseguem determinar se você possui um antepassado italiano ou não, eles analisam geração por geração desde quem saiu na Itália até você.

Estes documentos podem ser obtidos por telefone, o único documento um pouco mais complicado de ser obtido é a certidão de nascimento do antepassado Italiano que está lá na Itália. Geralmente é necessária uma pesquisa genealógica mas existem muitos bons pesquisadores no mercado e também algumas dicas de como conseguir a cidadania italiana passo a passo pela internet.

Cidadania italiana quem possui o direito?

As regras para conseguir a cidadania italiana são bastante flexíveis, já que não existem limites de gerações entre o antepassado que saiu da Itália até você, o importante é demonstrar os laços sanguíneos.

Se a linhagem é sempre paterna o direito é garantido, se for através da mãe os filhos da mulher precisam ter nascido depois de 01 de janeiro de 1948 para que possam ter o direito a cidadania italiana.

Onde apresentar o pedido de cidadania italiana

O pedido de dupla nacionalidade italiana deve ser feito junto ao órgão italiano mais próximo de sua residência. No Brasil você poderá solicitar a cidadania italiana nos seguintes locais:

Embaixada Italiana, Consulado Italiano em Porto Alegre, Consulado Italiano de SP, Consulado Italiano do RJ, Consulado Italiano de Curitiba, Consulado Italiano em Recife e no Consulado Italiano em BH.

O problema de realizar o pedido de dupla nacionalidade italiana no Brasil é a longa fila de espera nos consulados da Itália: em São Paulo por exemplo a espera pode chegar a 15 anos o que inviabiliza o projeto de muitas pessoas que desejam por exemplo trabalhar ou estudar na comunidade européia.

A solução para evitar a fila de espera no consulado italiano do Brasil é fazer o pedido de cidadania italiana na Itália onde a prática pode ser resolvida em cerca de 70 dias. Atualmente é possível programar uma viagem de turismo a Itália de apenas duas semanas e realizar toda a prática por procuração sem precisar permanecer por mais de 2 meses na Itália.

Esta alternativa envolve os custos da viagem mas pode ser uma boa solução para quem precisa ou deseja obter o passaporte europeu rapidamente. Se você se interessou pelo tema e quiser receber um passo a passo gratuito do processo de cidadania italiana na Itália então por favor clique aqui. Boa sorte em seu reconhecimento da dupla cidadania italiana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *