China – O País da Canton Fair e Sua Culinária Peculiar

A china é um país muito grandioso e conhecido pela sua economia ascendente, sendo a segunda maior economia global e o país que mais cresce nos últimos anos. É lá que acontece a Feira de Cantão, uma das maiores feiras de negócios do mundo. O país também é muito famoso por sua culinária peculiar, que é bastante difundida no mundo.

Você comeria insetos?

O país asiático atrai milhares de pessoas de várias partes do mundo interessadas em conhecer sua vastas representações culturais:  culinária, arquitetura, ou até mesmo visitar a Canton Fair. A culinária chinesa aproveita praticamente tudo que possa ser considerado comestível: desde animais a plantas, alimentos considerados milagrosos, entre outros. Lá, são famosas algumas iguarias usadas no preparo de pratos exóticos: ovas de caranguejo, baratas, escorpiões, pepinos-do-mar, barbatanas de tubarão, cobras, gafanhotos… entre outros pratos nada convencionais.

Além disso, a teoria do yin yang também se aplica à alimentação deles. A medicina chinesa diz que para tratar um paciente é necessário saber o estado dos elementos no corpo da pessoa. E o diagnóstico é baseado nisso, mesmo sendo muito bem complexo. É importante buscar um equilíbrio entre os sabores, aromas, temperatura, textura, consistência. Os chineses também acreditam que de acordo com os sabores dos alimentos, há um campo de energia.

 Amargo – Fogo

Azedo – Madeira

Picante – Metal

Doce – Terra

Salgado – Água

A extrema valorização da comida por parte dos chineses é justificada pela adoração a deuses e espíritos. Para eles, comer não é apenas um fato corriqueiro, mas a base de sua cultura. Tanto, que a pergunta “Olá, tudo bem?” significa, literalmente, “Você já comeu hoje?”.

Os costumes alimentares variam de acordo com a região. Nas províncias centrais, a comida costuma ser apimentada, assim como no norte. No sul, é muito comum comer gatos, cachorros e outros animais incomuns nos cardápios. No oeste e norte, a comida é mais simples e comum, como macarrão e bolinhos. O macarrão, inclusive, é bem popular na China e encontrado em vários tipos.

Alguns pratos típicos chineses são bem populares por aqui: Frango Xadrez, Rolinho Primavera, Yakissoba. As refeições chinesas costumam contar com uma variedade de alimentos dos diversos grupos alimentares, como carne, vegetais, cereais, hortaliças, etc. Também é comum ter mistura de vários tipos de sabores como doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Origem dos Hábitos Chineses

Os curiosos hábitos alimentares dos chineses têm uma explicação lógica: Devido a uma época de muita pobreza, guerra e fome eles foram obrigados a adaptar os hábitos com os alimentos que tinham disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *