artigosim logo

Causas, Sintomas e Tratamento do Câncer no Cérebro

6 de março de 2012 | Autor: | Postado em Câncer

Não há uma causa conhecida que causa o câncer no cérebro. Extensas pesquisas têm sido realizadas para identificar uma causa para ajudar a prevenir que o câncer ocorra. Embora não haja uma prova conclusiva que leve a uma causa do câncer no cérebro, a única coisa que os médicos sabem é que o câncer cerebral não é contagioso e não ocorre devido a traumatismos cranianos. Há casos conhecidos, onde o câncer se espalha do cérebro para outras partes do corpo (Câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de fígado e assim por diante.)

O câncer cerebral pode ocorrer em qualquer idade. Estudos têm demonstrado que os dois grupos etários que são mais afetados pelo câncer no cérebro são aqueles com idade entre três e doze e entre quarenta a setenta anos. Uma vez que os investigadores têm sido capazes de recolher esses dados, levou-se à descoberta de alguns fatores de risco. Trabalhadores em certas indústrias estão em maior risco de câncer de cérebro do que os trabalhadores em outras indústrias. Estes incluem fabricação de borracha, fabricação de drogas e refino de petróleo. Como o câncer de cérebro muitas vezes ocorre com os membros de uma mesma família, a hereditariedade reconhecida como outra causa de câncer no cérebro.

Há muitos tipos diferentes de células no cérebro, cada uma com uma função diferente. Às vezes, as células no interior do cérebro começam a crescer de forma incontrolável levando ao surgimento de um tumor. Um tumor no cérebro pode ou não ser maligno. Se um tumor benigno permanece onde ele começa, ele pode crescer e exercer pressão sobre áreas cruciais ao funcionamento do sistema nervoso. No caso de um tumor cerebral maligno, no entanto, este tem a capacidade de espalhar. O câncer cerebral é perigoso e, com risco de vida, as células cancerosas podem interromper as funções vitais do cérebro. Quando o câncer de cérebro ocorre, as células continuam a crescer a um ritmo rápido. As células e os tecidos em torno destas células cancerosas tornam-se doentes.

Os sintomas de câncer no cérebro incluem dores de cabeça, que são piores pela manhã, movimentos anormais dos olhos e fraqueza nos braços e pernas. Distúrbios de personalidade também têm sido relatados como um dos sintomas iniciais em pacientes com esse tipo de câncer. Convulsões, náuseas, sonolência e outros sintomas podem ser um início de câncer no cérebro.

A cirurgia e a radioterapia são os primeiros tratamentos quando comprovado o surgimento de um câncer cerebral. A quimioterapia também é um tratamento bastante utilizando, principalmente quando o câncer se espalha para o cérebro. O médico irá utilizar um ou uma combinação destes tratamentos, dependendo das necessidades de cada paciente. É bom salientar que as chances de cura são muito maiores quando o câncer é descoberto no início do seu desenvolvimento.

Marcelo Torres

Autor:

Um dos escritores contribuindo para a geração de conteúdo online gratuito e de valor.

Este autor possui 186 artigos publicados até o momento.

Deixe uma resposta