Casa Subterrânea Sustentável

Um ex-jogador de futebol, o inglês Gary Neville, considerado uma lenda do Manchester United, construiu uma casa subterrânea em meio à natureza, totalmente projetada para aproveitar os recursos renováveis através da geração de energia solar e eólica.

A responsabilidade ambiental e a escolha do jogador em morar em um imóvel sustentável gerou certa polêmica. De acordo com o próprio Neville, alguns dos antigos companheiros de profissão não entendem a opção do jogador. Talvez seja necessário explicar melhor o conceito, individualmente. “A verdade é que as pessoas estão começando a entender. Em uma atmosfera de grupo, acaba virando brincadeira, mas aos poucos, eles entendem”, comentou o jogador ao jornal inglês The Telegraph.

O projeto da casa subterrânea

Foi necessário aguardar 18 meses para ele conseguir a permissão para construir o imóvel “zero carbono” no subsolo. O projeto do lar sustentável foi desenvolvido em forma de pétalas, possui 750 metros quadrados e apenas um andar, que abriga ao todo seis ambientes denominados: relaxar, trabalhar, comer, brincar, entreter e dormir.

Assim como outros imóveis que utilizam recursos renováveis, a casa de Gary Neville é equipada com uma turbina eólica e painéis solares para gerar a energia, além de um sistema de recuperação da água da chuva.

A responsável pelo projeto da casa foi a empresa Make Architects que leva em consideração o emprego de materiais de construção que podem ser encontrados localmente. A inspiração para a construção da casa veio de Skara Brae, uma povoação do período neolítico, localizada na Escócia e considerada por muitas pessoas como um dos monumentos mais notáveis da Europa.

Fazer a diferença

Para o jogador, a opção de levar uma vida com menos impactos ao meio ambiente representa uma evolução pessoal. Ele ainda acredita que muitas outras mudanças precisam ocorrer para mudar realidade do mundo atual.

“Percebi que eu tinha que mudar e fazer a diferença. Acho que todo o mundo está sentindo necessidade de mudar a cada dia. O preço dos combustíveis, o meio ambiente, as mudanças climáticas. Todas essas questões estão próximas de nós. Eu sabia que não ia fazer essa diferença em apenas um dia, assim decidi investir em um projeto maior para fazer uma grande mudança na minha vida“, afirmou Neville.

O ex-jogador defende a questão da sustentabilidade também nos clubes, incentivando a captação da água da chuva e o investimento em energias renováveis, como a solar e a eólica.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta