Calistenia – Benefícios e Como Organizar um Treino Corretamente

A maioria das pessoas acredita que para ficar em forma é preciso frequentar uma academia e se matar de fazer exercícios, mas isso simplesmente não é verdade. Atualmente tudo o que sabemos sobre saúde e exercício físico está sendo colocado à prova e hoje, através da ciência, é possível descobrir com certo grau de certeza que tipo de exercício é o melhor para determinado objetivo.

Para a grande maioria das pessoas, emagrecer e ter um corpo tonificado ou definido é o objetivo principal. Para isso, é preciso antes de tudo definir corretamente uma rotina de treinos específicos e uma dieta balanceada que, neste caso, evite o acúmulo de gordura e favoreça o crescimento muscular.

A calistenia

Neste aspecto, de criar um treino acessível e de certa maneira simples de ser realizado por qualquer pessoa, está inserida a calistenia. A calistenia é um tipo de treino que utiliza apenas o peso do corpo para criar resistência e assim utilizá-lo como peso para estimular os músculos. Alguns exercícios mais populares dentro da calistenia são flexões de braço, elevações na barra fixa, exercícios nas barras paralelas, abdominais, polichinelos, dentre outros.

O treino de calistenia é muito indicado para as pessoas que almejam o objetivo de se manterem magras e com corpo definido, uma vez que como os esses exercícios são feitos em um alto número de repetições, eles fortalecem os músculos de maneira conjunta e dão resistência aos mesmos, enquanto ajudam a queimar o excesso de gordura. O treino de calistenia também contribui para melhorar a coordenação motora e a flexibilidade.

Organizar um treino de calistenia

Existem várias maneiras de organizar um treino de calistenia. Enquanto algumas pessoas preferem treinar todos os dias, para outras pessoas simplesmente não há esta opção e por isso precisam treinar dia sim e dia não, por exemplo. De qualquer forma, você pode usar a seguinte fórmula para organizar um treino de calistenia:

  • Dia 1: Peitoral, abdominais, bíceps.
  • Dia 2: Costas superior e inferior, tríceps.
  • Dia 3: Perna e ombro.

Outra grande vantagem dos treinos de calistenia é que não é preciso se deslocar até uma academia ou se comprometer a pagar cara de mensalidade. Afinal, uma vez que você só usa seu corpo para se exercitar, você poderá treinar em qualquer lugar inclusive em praças e parques, onde houver barras, e ainda treinar com amigos, o que pode deixar o exercício bem mais divertido e prazeroso.

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