Cabelo, Cabelo Meu!

O cabelo de uma mulher diz muito de sua personalidade. Suas formas, cores e textura são fruto do que ela faz para mantê-lo sempre vivo e saudável. Há as que preferem os despojados, as que não abem mão da chapinha e as que assumem os cachos como um tr´feu. O fato é que todas querem fios hidratados e bonitos para exibir por aí, e para isso, as dicas são cuidar, cuidar e cuidar. Vejamos alguns hábitos que favorecem seu cabelo:

Hora de lavar

Sempre ouvimos que lavar o cabelo é algo prático e simples, mas a verdade é que alguns cuidados são importantes. Cuide a temperatura da água, morna é o ideal. Não esfregue com força o couro cabeludo, ele é sensível e pode estimular a oleosidade. Use o shampoo indicado para seu tipo de fio, tente acompanhar com a mesma linha de condicionador. Jamais aplique o condicionador na raiz, e use os dedos para desembaraçar já no banho. Alterne os dias de lavagem, e procure usar, a cada 15 dias, um shampoo anti resíduos.

Secagem

Com cuidado, amasse os fios na toalha para retirar o excesso de água. Depois, sem esfregar os fios, pois úmidos são mais sensíveis, vá secando mecha a mecha, para evitar o frizz. Se é adepta do secador, use protetor térmico e a temperatura morna ou fria. O calor pode prejudicar a vitalidade dos fios.

Tesouradas

Muitos não gostam, mas é indispensável cortar os fios pelo menos a cada 3 meses. O corte elimina as pontas duplas e ainda ajuda a manter o fio hidratado no comprimento. Quanto mais longo, ou crespo, os fio tende a perder a vitalidade próximo as extremidades, isso porque a hidratação natural se perde pelo caminho. Outro fator importante é adequar o corte ao tipo de fio e estilo da pessoa. Um cabelo muito longo para as baixinhas pode não ser a melhor opção, assim como os loiros para quem não tem tempo de cuidar.

Hidratação

Passar condicionador no banho não é hidratar os fios. O condicionador apenas sela as cutículas abertas pelo shampoo, e devolve uma pequena parcela de nutrientes. O ideal, se o cabelo for oleoso ou misto, é usar de máscaras e vitaminas a cada 15 dias para dar um choque de hidratação no fio. Aos secos e crespos, o tratamento deve ser semanal. A dica é, para potencializar o efeito, lave bem o cabelo com um anti resíduo e depois aplique a máscara.

Filtro solar

Assim como a pele, o fio também sofre com as agressões do sol, vento, mar e piscina. É importante aplicar diariamente um protetor solar no cabelo, uma vez que exposto ele pode sofrer desidratação e ficar vulnerável. Os cabelos com química são ainda mais sensíveis, por isso carregue o seu na bolsa. Os acessórios como chapéu e lenço podem ajudar, mas jamais use com os fios úmidos e por tempo prolongado.

Pentear

Paciência é a palavra chave para este momento. Segure a mecha com uma mão e inicie escovando a parte de baixo e suba até a raiz. Jamais passe o pente com força, isso arrebenta o fio e deixa um aspecto espigado. Desembarace já no banho com os dedos, depois com um pente largo retire os nós restantes, para depois escovar e deixar o cabelo sedoso.

Alimentação

Tudo o que age de dentro para fora tem resultados mais efetivos. Ingerir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes reflete no visual dos fios. Se você tem vitamina e proteína no corpo, os fios crescem com forma e vitalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *