Cabeamento Estruturado: Padrões e Normas que você precisa conhecer

Nas instalações internas ou terceirizadas, existem alguns procedimentos que devem seguir normas técnicas. Uma dessas se trata da implantação do cabeamento estruturado. Que é feito em redes, impressoras, roteadores, telefones e estações onde há servidores e uma porção de cabos e fios.

Essa padronização serve para manter a organização dessas estações de trabalho, assim como aumentar o nível de segurança, melhoramento de recursos e facilitar o gerenciamento da empresa. Toda essa estrutura é feita para melhorar a disposição das redes, permitindo que haja integração de serviços entre transferência de dados e voz, por exemplo.

Toda a estrutura garante o funcionamento e redirecionamento dos sinais mesmo que eles sejam complexos. Principalmente quando a estrutura pode vir a ser modificada posteriormente.

Mesmo que o funcionamento seja parecido com o de uma conexão simples, que se alimenta de eletricidade ou de um equipamento específico, alguns padrões são obrigatórios e devem estar de acordo com essas normas de cabeamento estruturado. Durante a implantação das estruturas os padrões já devem ser seguidos a fim de evitar transtornos futuramente.

As principal padronização do sistema de cabeamento estruturado é regida pela Telecommunications Industry Association (TIA), Eletronic Industries Alliance (EIA). Existem também alguns órgãos que são usados com a funcionalidade de otimização do funcionamento dessas estruturas.

Principais padrões e normas

A norma brasileira NBR 14.565 é a mesma padrão EIA/TIA-568-B. Elas são responsáveis por impor que o cabeamento tenha largura de banda, comprimento, desempenho de acordo com o tipo de tecnologia e com atenuação. A norma ISO também garante que cabos e conectores tenham o mesmo padrão. Ambos passaram a ganhar mais força depois na década de 90.

Com a norma ANSI/BCSI 005-2013 os cuidados são voltados para a segurança eletrônica, com a infraestrutura de todo o cabeamento. As recomendações dessa norma são sobre a prática de instalação, gerenciamento e análise dos riscos, e sua primeira proposta surgiu nos Estados Unidos.

No começo de 2014, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), aprovou a primeira norma sobre as instalações de cabeamento estruturado nos projetos de casas. Enquanto que a NBR 16264 passou a recomendar projetos e instalações das redes residenciais, como base para as referências das empresas dentro do mercado.

O que acabou se tornando uma característica importante para a norma, já que ela passou a poder aplicar várias situações dos próprios usuários, construtoras, empresas e edifícios.

Separamos uma listagem de todas as normas para o sistema de cabeamento estruturado, acompanhe:

  • ANSI
  • TIA
    • Atraso de propagação em componentes: TIA 568A-A1-1998
    • Cabeamento de Fibra ótica: TIA 526-14ª
    • Cabos Patch: TIA 568A-A4-1999
    • Cross: BL, L, BV, A, BA, V, BM, M (T7568B)
    • Cores: BV, V, BV, A, BA, L, BM, M (T568B)
  • EIA
  • ISSO
  • ABNT
  • IEEE

Qual a importância do Cabeamento estruturado?

Em uma empresa todos os cabos de rede devem estar organizados e padronizados de forma sistemática, isso para que a rede funciona de forma eficiente e a conectividade seja melhor, a transferência de dados seja melhor e haja uma certa flexibilidade em casos de mudanças, novas estações de trabalho, etc.

Para compreender melhor qual o papel do cabeamento estruturado e a sua importância, podemos comprar esses sistemas de informática com o corpo humano. Se imaginarmos que os computadores, máquinas, impressoras e estações de trabalhos são os órgãos, para que eles funcionam de forma perfeita e eficiente eles precisam estímulos, de transmissão de energia, dados, etc. Os cabeamentos seriam como se fosse o sangue, estímulos elétricos e nervosos do nosso corpo.

Dentro desse papel, para que o sistema funcione e tudo também deve estar trabalhando de forma perfeita e harmônica. Com o cabeamento estruturado tudo funciona melhor. E o sistema tecnológico de empresas e servidores de telecomunicações também consegue manter o seu padrão de atividade e produtividade.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz