Benefícios da Arte de se Tomar Banho

Um tempo para o corpo, alguns minutos para boas reflexões podem estar em algo do dia a dia, em um ritual que fazemos para nossa higiene pessoal, nada mais nada menos, o banho. O banho nosso de cada dia já é reconhecido como uma terapia alternativa para o relaxamento do corpo e da mente. Se banhar pode ser em uma cachoeira, no mar, no lago, no ofurô ou na mais convencional ducha.

O banho historicamente está ligado ao religioso, como dizia o reverendo Charles Wesley, “o limpo está perto do divino”. Mas a origem do banho por prazer ninguém sabe, mas essa cultura veio dos japoneses e chineses e se expandiu para o ocidente. E aos poucos foram surgindo vários tipos de sais, aromatizadores e afins para proporcionar uma melhor resposta.

As temperaturas da água também são responsáveis pela reação do organismo, 10 º C a 29 º C a água está fria, própria para estimular o metabolismo, diminuir a irritabilidade muscular, tonificar a pele e aumentar a imunidade. Pessoas com problemas cardíacos ou pressão sanguínea devem evitar esse tipo de temperatura, porque o frio pode produzir desregramento dos batimentos cardíacos e um pequeno aumento de pressão. Aconselha-se que temperaturas muito baixas devem ser utilizadas em pouco tempo de duração, de dois minutos no máximo.

Água morna, aquela em que está mais ou menos da temperatura do nosso corpo, cerca de 36 º C é próprio para estimular as toxinas. Dez minutos de emersão trará alívio a fadiga física. Para um banho ser relaxante a ponto de trazer os benefícios de aliviar a tensão, fadiga mental e o estresse, Silvia Segantini consultora e aromaterapeuta, diz que a temperatura ideal varia de 37 s 39 º C. “Alivia a tensão nervosa, a fadiga mental e o estresse, preparando para um sonho profundo e relaxante”.

Já o banho quente de 40 a 42ºC é propício para relaxar e acalmar os músculos que foram forçados nos exercícios físicos. Assim, curtos de cinto há 15 minutos, restringindo a horários específicos quando não for sair de casa, para não tomar friagem. Um remédio também para problemas respiratórios e espasmódicos. Além de ser benéfico quando se está com insônia, porque elimina a agitação do corpo, por ser calmante.

A temperatura é realmente algo que valoriza o significado de um banho, alguns especialistas afirmam que alterar a temperatura da água em fria e quente trás benefícios como boa circulação, tonificação para pele e vigor. “Contudo com a globalização do banho nos foi possível trocar informações com outras culturas e medicinas. Vejam só na medicina Ayurveda alguns os tipos Kapha e Pitta não devem usar o choque de água fria”. Assim, o choque entre temperaturas ainda se é discutido, mas pessoas que tenham problemas de pressão arterial, varizes, anêmicos e idosos, não é recomendado esse tipo de banho, pois pode trazer prejuízos.

O que se pode notar é que cada vez mais o significado do banho passa a ser de extrema importância para a interiorização da mente com o corpo, um estado onde as pessoas buscam entram mais em contato através de elementos que fortaleçam o sentido de bem estar, durante e depois do banho. Seja em uma cachoeira de água gelada para tonificar a pele, seja no mar para se “purificar”, em um ofurô para relaxar ou mesmo numa ducha para simplesmente se limpar e cantarolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *