Assembleias Virtuais

Frente à correria do dia a dia, longas jornadas estressantes no trabalho, nos estudos e nos próprios trabalhos de casa, muitas vezes deixamos de lado algumas tarefas básicas, como comparecer às assembleias do condomínio que moramos, por exemplo.

A ausência à estas reunião acarretam vários problemas, pois, quando alguma decisão é aprovada, por mais que ela não te agrade, pelo fato de você não ter estado lá na hora da votação, não pode impedi-la. Cientes disso, administradoras de condomínios de São Paulo encontraram uma solução para realizar as assembleias sem a necessidade de ter a maioria dos condôminos presentes, surgindo assim as assembleias online.

Como elas funcionam?

Trata-se de uma reunião de condomínio realizada pela Internet, através de plataformas específicas. Nelas tanto os moradores quanto os administradores se encontram em um ambiente virtual, num horário estipulado antecipadamente e debatem sobre os assuntos que consideram mais importantes para a ocasião.

Antes de implantar esta nova ferramenta, é preciso tomar algumas providências. A principal delas é consultar a convenção do condomínio e certificar-se de que é permitido realizar reuniões desse tipo, pois, algumas convenções estabelecem que as assembleias sejam obrigatoriamente presenciais. Nestes casos, é preciso realizar uma reformulação no texto da Convenção, este deve ser aprovado em assembleia para só então passarem a ser realizadas as reuniões através da Internet.

O perfil do condomínio conta muito

É preciso também, antes mesmo de ir atrás deste serviço de administração de condomínios, analisar se a proposta estaria de acordo com o perfil do condomínio. Existem casos em que este tipo de assembleia acaba se tornando inviável. Nos prédios onde a maioria dos condôminos é composta por idosos, por exemplo, é aconselhado continuar com o sistema de assembleias presenciais e muitas vezes nem mesmo cogitar a ideia, pois, por se sentirem envergonhados, mesmo que esta parcela de moradores não concorde, acabam aceitando a proposta e tendo dificuldades futuras.

Existem ainda algumas administradoras que realizam serviços de auxilio para as assembleias, criação de regimento interno, etc. Tudo isso pode ajudar muito na implantação da assembleia virtual e até mesmo na presencial. É preciso analisar a proposta da empresa e verificar se ela atende à necessidade do seu condomínio.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz