As Principais Atrações Turísticas do Município de Belford Roxo

Município brasileiro, localizado a 20 Km para norte do Rio de Janeiro, tem apenas 79 Km2 e é apelidada de “A Cidade do Amor”. O seu povoamento fez-se desde o séc. XVII com os índios Jacutingas. Com as alterações sofridas desde então, emancipa-se do município de Nova Iguaçú e é criado oficialmente o município de Belford Roxo em 1990. Este facto foi uma mais valia para a região, visto que, com 30.000 habitantes, esta pequena região estada votada quase ao abandono.

O nome de Belford Roxo é uma homenagem a um engenheiro com o mesmo nome e que prestou um grande serviço a esta região nomeadamente nos trabalhos de abastecimento de água. A implantação das indústrias da BAYER também fez com que a região ficasse mais conhecida, não só pelo desenvolvimento industrial, mas por toda a publicidade feita em revistas e jornais, em torno do nome da famosa empresa.

Hoje em dia é um município francamente desenvolvido em termos de saúde, transportes, segurança, comunicações e um bom lugar para viajar e relaxar uns dias. Ficam umas dicas das suas atrações turísticas mais relevantes.

Fazenda do Brejo

Um excelente espaço para descansar sobretudo em família. Acolhedor e com boa apresentação, possui 19 quartos totalmente equipados, piscina grande no exterior e a vegetação envolvente é de cortar a respiração. Tem espaços de ocupação para os mais pequenos e caminhos circundantes que pode descobrir. Ainda para o regalo do turista, há passeios equestres e poderá assistir à ordenha do gado. Atente à variedade de fauna e flora existente. Bem integrado na paisagem, é na verdade uma fazenda bem aproveitada para o turismo, onde se esquece por uns dias, o stress da civilização.

Fazenda da Boa Esperança

Mais um bom espaço familiar, onde não faltam emoções. Pode praticar desportos radicais e deliciar-se com as várias quedas de água, que tanto podem ter 3 metros de altura, como 70 metros. Os quartos estão equipados com o melhor que existe na região, onde toda a roupa é de algodão e as almofadas são de penas.

Possui sauna e piscina e a comida é feita em forno de lenha. O que resta fazer é passear pelos espaços que a fazenda oferece e tirar umas belas fotos.

Mesquita

Um belo sítio a visitar, esta pequena aldeia de Mesquita. Dista cerca de 7 Km de Belford Roxo e é tipicamente um local de artesanato. Poderá verificar a existências das dezenas de olarias que existiam e tomar nota dos locais de plantação de laranja. Pode ir de carro ou em excursão desde Belford Roxo. É um local histórico, no qual se poderá inteirar, da vida de outros tempos, quer tirando fotos, quer comprando guias locais bastante esclarecedores.

Praça Mário Pereira Guedes

Se nas imediações de Belford tem atrações interessantes, dentro do município pode divertir-se nesta praça com um belo passeio. Possui vários quiosques, onde pode comer e comprar algum artesanato local. Tem ainda um coreto, um parque de diversões e uma arena onde pode assistir a rodeios tipicamente brasileiros. Se os seus filhos quiserem, podem optar pela pista de skate para passar um bom bocado a gastar energias.

Uma curiosidade, será poder participar nas danças e aprender samba, na escola de samba “Inocentes”.

Vila Olímpica

Tal como o nome indica, é um espaço de desporto, aberto a todos; moradores e visitantes. Para os adeptos de caminhadas, a Vila abre suas portas das 5h00 às 8h00 e das 18h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira. Pode reservar um campo para jogar tênis ou de futebol para expulsar o stress ganho no seu trabalho.

Casa da Cultura

Não muito longe da Vila Olímpica, existe a Casa da Cultura, com exposições de temas diversos para todas as idades. São ainda apresentados shows de poesia e de música. Tem ainda uma biblioteca se quiser um pouco mais de cultura e sossego.

Bica da Mulata

Uma praça aprazível, de traços renascentistas, dentro de Belford Roxo. Nessa praça existe uma estátua que foi fundida em França e que marcou o início da era da água potável nessa localidade. A estátua representa por isso a deusa grega das águas. Com o passar do tempo, a oxidação do ferro, deu um tom diferente à estátua, daí o nome de “mulata”.

Belford Roxo é mais uma vila dormitório e pouca gente tem durante o dia, visto que grande parte dos habitantes trabalham no Rio de Janeiro ou nas localidades próximas, mas para passear e tirar umas férias é um sítio de encantar, com um leve cheiro à história de outros tempos. Fique a par de tudo sobre Belford Roxo no Baixada Fácil!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz