As Marcas nas Redes Sociais

“Apenas uma plaquinha na porta vai tornar a minha empresa conhecida. Melhor do isso, é a propaganda boca-a-boca!”

Você pode até já ter se esquecido, mas há menos de 10 anos era assim que grande parte das empresas investiam na sua proximidade com o consumidor final, divulgavam seus serviços e não atingiam seu público-alvo, mas, só até a explosão do famoso e bem sucedido marketing digital.

Menores de idade, mas poderosas

O Facebook só tem 9 anos, mas já ganhou um filme sobre a sua fundação e conquistou mais de 60 milhões de brasileiros. E olha que ele não esta sozinho, seguindo a trajetória desse pequeno prodígio esta o Twitter, que com apenas 6 anos de existência, já garantiu o cadastro de cerca de 40 milhões de usuários no Brasil.

Elas são as responsáveis pela substituição eficiente da propaganda boca-a-boca pelas famosas e bem sucedidas curtidas, check-ins e tweets, que transformam a vida de milhares de empresas todos os dias, mas, estes são só dois exemplos da importância que a internet ganhou em menos de uma década, e não da para negar, que hoje boa parte dos negócios acontecem aqui.

A capital das mídias sociais

É desta maneira que o Brasil esta conhecido em todo o mundo, e não é por menos, quase 90% das nossas empresas estão utilizando as redes sociais, números esses que cresceram 25% nos últimos dois anos, segundo levantamentos realizados pela Burson-Marsteller.

Com todo esse sucesso, um espaço muito influente se abriu para as marcas conversarem diretamente com seus consumidores. As grandes companhias já estão cientes desse poder e só em 2012, aproximadamente 250 milhões de pessoas interagiram com produtos e serviços por meio desses novos canais.

Mas, esses números não se repetem quando falamos das pequenas empresas, visto que só 3% investem nas redes sociais.

Por trás do sucesso

Mas o que será que os gigantes enxergaram e os pequenos ainda não? A resposta é simples e curta: o Mix de Marketing digital. O nome pode assustar um pouco, mas, se bem usado essa ferramenta pode dar um boom no engajamento com os clientes. O Mix de Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação que podem ser utilizados pelas empresas através de qualquer plataforma digital, como internet, smartphones e tablets, como meio de divulgação.

Mesmo que a empreendedor não tenha muita verba para realização de uma campanha requintada, algumas ações simples podem ser mais eficazes. Abaixo você conhecerá uma série de técnicas que podem ser aplicadas:

  • A criação de sites é o primeiro passo para começar um relacionamento online com o consumidor. É aconselhável a contratação de profissionais para esse serviço;
  • Perfis corporativos em redes como o Facebook e Twitter, se bem formulados e atualizados podem fazer com que a sua marca faça parte dos momentos de lazer do seu target;
  • O disparo de e-mail marketing ajudarão a fixar a imagem na mente do consumidor e por ultimo;
  • Links Patrocinados e SEO farão com que os clientes te achem mais fácil na internet.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz