As Formas de Eliminação de Resíduos ao Longo do Tempo

Lidar com o lixo é uma preocupação para todos no mundo moderno de hoje, apesar de que muitas vezes as pessoas encaram a questão da eliminação de resíduos como totalmente resolvida. Todos nós já contamos com sistemas de eliminação de lixo razoavelmente eficazes, como o esgoto, que remove as águas residuais das nossas casas. Nós colocamos o lixo para fora todas as semanas para que os “homens do lixo” possam pegá-lo e levá-lo para um aterro sanitário. Quando abrimos a torneira, temos água limpa e potável.

As conveniências modernas que temos hoje não funcionavam assim no passado. Entretanto, os antigos métodos de eliminação de resíduos começaram há muito tempo. Os antigos romanos criaram um sistema de dreno para levar a água das chuvas até as casas das pessoas. Muitos romanos já podiam colocar os seus resíduos em bueiros para que ele fosse levado. Alguns sistemas de drenagem usando água da chuva ainda estão em uso hoje.

Na Idade Média, as pessoas começaram a melhorar a forma de como elas lidavam com os resíduos. Eles criaram cofres subterrâneos onde depositavam seus resíduos. O resultado desses cofres seria coletado e, em seguida, vendido como adubo para os agricultores. Isto permitiu que os agricultores produzissem muito mais do que antes. Era uma época em que as pessoas perceberam que lidar com o lixo da maneira correta seria benéfico para a sociedade.

O problema com os antigos métodos de eliminação de resíduos é que eles dependiam da população local para criá-los e não do governo. Assim, esses métodos só começaram a ser bem feitos no século XIX, que foi quando o uso de bueiros e sistemas de esgoto realmente começou a se firmar nas cidades ao redor do mundo. As pessoas começaram a perceber a importância de lidar com o lixo que eles criavam. Eles sabiam que os resíduos que os rodeava poderiam causar muitas doenças como a disenteria e outras doenças perigosas para a época.

Por não lidarem com o lixo da maneira correta, os sistemas de água usados antes do século passado muitas vezes se tornavam contaminados e isso levava a muitos problemas de saúde àquela sociedade. Atualmente, ainda que não seja perfeito, nosso atual sistema de eliminação de resíduos é eficiente em manter as pessoas seguras e saudáveis. As pessoas no mundo moderno ainda estão lutando para criar melhores maneiras de lidar com os resíduos que geram de forma a beneficiar não somente as pessoas, mas também o meio ambiente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz