Aquecedor de Água a Gás ou Elétrico?

Para aquecer a água dos banhos ou a água que circula na casa utilizada nas torneiras é preciso comprar algum equipamento capaz de aquecer essa água de forma eficaz e econômica, mas muitos ficam na duvida de qual aquecedor se adapta as suas necessidades e qual compensa investir. O que mais preocupa as pessoas hoje em dia é o quanto aquele aquecedor custará ao final do mês, pois sempre estão mais preocupados na economia que irão ter, mas por outro lado sempre procuram por um equipamento que facilite o dia-a-dia e que atenda as suas expectativas.

Características dos aquecedores de água a gás e os elétricos

O aquecedor de água a gás precisa de um profissional qualificado para instalar o aquecedor dentro da casa, pois ele tomará os devidos cuidados para que não ocorra vazamentos e isso poderá ter custos maiores na instalação do aparelho. Já nos custos mensais acaba sendo mais barato do que manter um aquecedor elétrico e quem adquire um aquecedor a gás pode notar até mesmo uma economia três vezes maior do que um elétrico, só deverá tomar um maior cuidado para não ocorrer vazamentos.

A pressão da água também tende a ser melhor em aquecedores de água a gás independente de ser um modelo de passagem ou de acumulação. Já os modelos de passagem não esquentam a água que esta acumulada na encanação entre o aquecedor e o chuveiro ou torneira, isso pode implicar em desperdício, pois nem todos gostam de iniciar o seu banho com água fria. Esse aquecedor pode ser alimentado por gás natural (GNV) ou por gás de cozinha (GLP), antes de comprar um modelo a gás é preciso estar atento de qual gás irá usar e comprar o aparelho certo.

Os aquecedores elétricos são mais práticos e econômicos para instalar e o conectar a fonte de alimentação de energia na casa, os modelos de aquecedores elétricos com tanque tendem a ter uma vida útil maior do que os aquecedores a gás e é muito eficaz na produção de água quente, mas o seu custo mensal é maior do que um aquecedor a gás. Os aquecedores elétricos de passagem são os chuveiros ou aqueles aquecedores de pia e através deles acabamos gastando muito mais água que deveríamos sem contar que em dias com temperaturas baixas a água pode não estar tão quente quanto deveria e no calor pode estar quente demais tornando assim algo desconfortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *