Aplicação do Método Socrático na Orientação de Monografia

O ensino Socrático é a estratégia educativa mais antiga, e ainda hoje a mais poderosa, para promover o Pensamento Crítico, tendo sua discussão ganhado impulso nos meios acadêmicos nestes últimos anos. Com ele, focamo-nos em formular perguntas para os estudantes em vez de dar-lhes respostas. Moldamos uma mente inquisitiva e exploradora mediante a sondagem contínua, através de perguntas, sobre um tema. E este processo é também o mais eficiente para desenvolver nos alunos a capacidade de pesquisarem e redigirem seus resultados na forma de uma monografia ou um projeto de pesquisa.

Felizmente, as habilidades que se aprimoram ao enfocar-nos tanto nos elementos de raciocínio de uma disciplina, como na auto avaliação, aliadas à relação lógica que resulta desse pensamento disciplinado, preparam-nos para o questionamento socrático. Assim, a existência de um conjunto previsível de relações tem validade para todas as áreas e disciplinas. Isto se dá na lógica geral do raciocínio, pois cada área desenvolveu aquelas que têm:

  • Metas e objetivos compartilhados (que definem o enfoque da área)
  • Perguntas e problemas compartilhados (cujas soluções procuram atingir)
  • Informação e dados compartilhados (que utilizam como bases empíricas)
  • Maneiras compartilhadas de interpretar ou julgar a informação conceitos e idéias compartilhados, especializados (que usam como ajuda na organização dos dados)
  • Conjecturas compartilhadas (que lhes permitem buscar metas comuns dentro de um marco comum)

Cada um dos elementos representa uma dimensão dentro da qual se pode explorar quando se questiona a uma pessoa. Da mesma forma, toda monografia ou TCC tem o que se denomina Problema da Pesquisa, formulada a partir dos mesmos elementos ou princípios citados acima.

Podemos perguntar por metas e propósitos. Podemos explorar a natureza da pergunta, problema ou tema que se está tratando. É possível também inquirir em se temos ou não dados e informação relevantes. Podemos considerar interpretações alternativas de dados e informação. Torna-se válido, ainda, analisar conceitos e crias senhas. Podemos questionar conjecturas que foram feitas ou construídas. Podemos solicitar aos estudantes que predigam os envolvimentos e conseqüências do que estão dizendo. Podemos considerar pontos de vista alternativos. Tudo isto e muito mais, constitui o coração do interrogador Socrático e que poderá servir como norte para a atuação do professor orientador de monografias, artigos científicos e tcc.

Como aproximação tática, o questionamento Socrático é um processo altamente disciplinado. O interrogador Socrático atua como o equivalente lógico da voz interna crítica que explora a mente ao desenvolver habilidades de pensamento crítico.

As contribuições dos colegas são como outros tantos pensamentos mentais. Todos esses pensamentos devem ser tratados cuidadosa e equitativamente. Fazendo seguimento a todas as respostas mediante mais perguntas e selecionando as perguntas que permitam avançar na discussão, o interrogador Socrático força a classe a pensar de maneira disciplinada, intelectualmente responsável, ao mesmo tempo em que continuamente ajuda seus estudantes propondo-lhes perguntas facilitadoras.

O interrogador Socrático deve:

  • Manter enfocada a discussão
  • Assegurar que a discussão se mantenha intelectualmente responsável
  • Estimular a discussão mediante perguntas exploratórias
  • Periodicamente resumir o que se atendeu e
  • Resolver e o que não envolver na discussão a maior quantidade possível de estudantes.

Todos têm a ganhar com a aplicação deste método em todas as fases de elaboração monográfica: os docentes, os alunos, a instituição de ensino e mesmo a sociedade.

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