Apartamento Novo – 12 Passos para Planejar Sua Mudança

A compra de um imóvel é uma conquista, uma nova fase em nossas vidas. Seja por motivos de alteração de local de trabalho, casamento, ou nascimento de um novo membro na família, mudar-se para um novo apartamento é muito bom, nos faz ter a sensação de recomeço. Porém, como tudo na vida, existe uma parte mais importuna, que é a hora de planejar a mudança e empacotar seus pertences para serem transportados, realizar a reciclagem, mandar embora o que não tem mais serventia para depois fazer o trabalho inverso. Esta é uma parte que ninguém gosta, mas que pode se tornar muito mais prática. Conheça agora 12 passos para planejar sua mudança para o novo imóvel:

1º passo: organizar tudo com antecedência

Assim que você definir a data da mudança, reserve pelo menos uma semana para empacotar os itens de cada cômodo, pois, assim, você pode realizar esta tarefa com mais calma e atenção. Por exemplo, se seu imóvel atual possui 5 cômodos, serão necessárias 5 semanas para deixar tudo em caixas.

2º passo: pesquise sobre o transporte

Para que você não “fique na mão” quanto ao transporte dos seus objetos, pesquise as datas disponíveis nas empresas transportadoras com bastante antecedência. Para encontrar a empresa ideal, busque a indicação de amigos e familiares que já utilizaram este serviço.

Observações importantes

Antes de fechar o contrato do transporte, certifique-se sobre a quantidade de caixas e volume máximo que veículo que irá realizar o serviço pode transportar e também verifique se o contrato inclui seguro dos objetos transportados.

3º passo: crie listas

Antes de começar a empacotar todos os seus pertences, monte listas com o que você quer que fique em cada ambiente do novo apartamento. Faça um levantamento se os cômodos terão espaço suficiente para abrigar tudo que você deseja colocar neles. Liste também os objetos que você considera sem utilidade ou que não deseja empregar no novo lar e separe o que será doado e o que pretende vender.

4º passo: providencie o material necessário

Algumas empresas de transporte já oferecem caixas de papelão, rolos de plástico bolha e outros materiais para auxiliar no embrulho dos seus pertences, mas, caso este serviço não esteja incluso no seu caso, é preciso providenciar estes itens, muitas caixas, plástico bolha para não ter danos, fita adesiva e etiquetas. É importante identificar os pacotes, principalmente aqueles com conteúdo frágil.

5º passo: caixas menores são melhores

Para facilitar o transporte e também para não ficarem muito pesadas, é mais indicado utilizar várias caixas menores do que poucas grandes. Não desmonte os móveis que possam caber no veículo de transporte, uma boa dica é questionar a empresa sobre o tamanho do caminhão, para que você possa saber os móveis que caberão e os que deverão ser desmontados.

6º passo: comece a empacotar os itens menos usados

Como o processo de empacotamento deve ser feito antecipadamente e com paciência, comece pelos objetos que você usa com menos frequência. Para facilitar a identificação das caixas, além de etiqueta-las, agrupe objetos da mesma família, por exemplo, uma caixa só com pratos, talheres e copos, ou então apenas com panelas, etc.

7º passo: embale objetos frágeis separadamente

Para melhor proteger seus objetos frágeis, como porcelanas, cristais e espelhos, por exemplo, o ideal é que eles sejam embalados separadamente, um a um, para não quebrá-los e não acabar arranhando outros objetos.

8º passo: transfira seus serviços para o novo lar

Na semana anterior a sua mudança para o novo apartamento, providencie a transferência dos serviços, como assinaturas de jornais e revistas, linha telefônica, TV por assinatura, endereço de envio de correspondências, etc.

9º passo: carregue itens de valor com você

Por questões de segurança, é importante que você mantenha suas joias e itens de valor com você no dia da mudança. Caso possua obras de arte ou antiguidades valiosas, é aconselhado tirar fotografias para documenta-las, até mesmo para registrar o estado em que elas se encontram. Em todo caso, existem empresas especializadas no transporte de peças valiosas.

10º passo: separar alguns itens para eventuais necessidades

Quando estiver arrumando os objetos dos quartos nas caixas, separe uma mala de mão com duas trocas de roupa, um jogo de roupa de cama e de banho para cada membro da casa. Não esqueça também de itens de higiene pessoal para cada um, alguns alimentos e água. Isso fará bastante diferença enquanto vocês estiverem arrumando o novo lar, pois estes elementos podem fazer muita falta no decorrer do processo de desempacotar e organizar as coisas, principalmente a água.

11º passo: esvaziar a geladeira

Na semana que antecede a mudança, tente não comprar muitos alimentos e procure ir esvaziando a geladeira aos poucos, sem repor o que for acabando. É importante também se certificar de que as tomadas e torneiras do novo imóvel estão em perfeito funcionamento, para que você possa realizar atividades como tomar banho e lavar louças já no seu primeiro dia de casa nova.

12º passo: organização na hora de desempacotar

Quando tudo já tiver sido transportado para o novo apartamento, distribua as caixas conforme a divisão dos cômodos realizada antes, de acordo com a informação de cada etiqueta. Escolha um ambiente para começar a desembrulhar as coisas e não inicie a arrumação de outro cômodo antes de terminar a do anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *