Alternativas para Duplicação de CD e DVD

Antigamente, os gravadores de CD e DVD eram caros, lentos e difíceis de encontrar. Atualmente, é difícil encontrar um computador que não esteja equipado com gravadores de CD e DVD. Portando, a duplicação de CD ou DVD pode ser feita sem nenhuma dificuldade usado um computador ou notebook equipado com esses gravadores. Basicamente, para copiar um CD é necessário um gravador, um programa para gerenciar a gravação e as mídias virgens.

A escolha do equipamento, do programa e das mídias depende da finalidade e da quantidade de CDs. Para cópia de poucas unidades, pode ser usado o drive de gravação de um computador comum. Para realizar cópias no computador doméstico, é importante ficar atento ao software usado. O tipo de programa a ser usado depende do tipo de CD (dados, vídeo, música, MP3, etc) e a finalidade. Alguns programas permitem gerar uma imagem do CD, que será depois gravada nas mídias, aumentando a velocidade de gravação.

A duplicação profissional exige equipamentos mais robustos. Para isso, são usadas as torres de gravação, ou seja, uma série de drives de alta velocidade, instalados em gabinetes que acomodam 3, 5, 10 ou mais gravadores ao mesmo tempo. Algumas torres dispensam até mesmo o uso de computadores. São equipadas com um leitor de CD que transfere os dados para as demais gavetas gravadoras sem o uso de computador.

As torres de gravação não são muito caras. Podem ser encontradas com preços em torno de R$ 1.500,00 para dez gravadores (1 para 10). O que faz o preço da torre variar é a marca dos gravadores e o número de gavetas. O grande problema da duplicação de CDs está na pirataria. Por isso, até mesmo informações sobre duplicação em série são objeto de censura na internet. Por outro lado, a queda no preço das torres de gravação ocorre em função do uso dessas torres para duplicação ilegal de CDs.

Portanto, antes de tentar duplicar CDs, é importante verificar se o conteúdo tem restrições de propriedade. A cópia ilegal é crime, com penalidades rigorosas. Uma única cópia ilegal de música ou de software já é suficiente para prisões, multas e apreensão de todo o equipamento de informática. Se você é um empresário, muito cuidado com o uso que seus funcionários estão fazendo dos duplicadores de CD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *