Alimentos Para Ganhar Massa Muscular e Energia Para a Vida

A alimentação apresenta-se sob várias formas, mas tem sempre as mesmas funções químicas básicas, fornecer energia às células do organismo. É também a matéria-prima para o crescimento, reparação e manutenção dos órgãos vitais e dos tecidos. As substâncias contidas nos alimentos que exercem estas funções são os chamados nutrientes. Dado que os hidratos de carbono e as gorduras são as principais fontes de energia na dieta, o valor nutritivo de um determinado alimento depende sobretudo do seu teor em qualquer destes dois nutrientes.

As sensações de fome e de estar cheio têm como função assegurar a ingestão da quantidade certa de alimentos de modo a satisfazer as necessidades energéticas. As reservas do organismo de glicogênio e gordura permitem o acesso a uma fonte adicional de energia. O glicogênio é sintetizado a partir de moléculas de glicose absorvidas dos hidratos de carbono que não foram logo utilizadas na produção de energia.

Qualquer excedente que não pode ser armazenado sob forma de glicogênio é armazenado como gordura no tecido adiposo do organismo. Toda a atividade requer energia, o organismo tem de ter capacidade para converter os alimentos em reservas de energia. Esta cadeia complexa de acontecimentos tem o seu início, ao nível do estômago e intestino, quando os alimentos são transformados por processos digestivos em nutrientes simples, tais como a glicose, os ácidos gordos e os aminoácidos.

A maioria dos alimentos contém uma variedade de nutrientes, mas nenhum alimento fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e consumo de energia. O leite, por exemplo, é uma excelente fonte de proteínas, que também contém uma grande quantidade de hidratos de carbono. O leite gordo é rico em gorduras saturadas, enquanto o leite meio-gordo e o magro têm um baixo teor de gorduras. Todas as variedades de leite fornecem uma percentagem elevada de cálcio, vitaminas A e D. Mas mesmo um alimento altamente nutritivo como o leite tem carência de ferro e vitamina C.

A nutrição é um passo inevitável para se sentir bem no seu corpo e obter uma mente saudável, requerendo a ingestão de proteínas, hidratos de carbono e lipídios, importantes para o desenvolvimento muscular. Confira alguns alimentos para ganhar massa muscular.

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