Alguns Passos para Controlar Sabiamente o Fluxo de Caixa

O fluxo de Caixa oferece uma boa possibilidade de prever o futuro do caixa de sua empresa, por isso saiba a seguir como se tornar o contador mais incrível da empresa em poucos passos. Uma das grandes vantagens do fluxo de caixa é dar para a sua empresa uma boa capacidade de aprender com o passado e também prever o futuro deste fluxo.

Com isto você não precisa contar com uma bola de cristal para prever o futuro. Você precisa registrar todas as movimentações específicas e financeiras assim que elas acontecem. Por isso veja a seguir alguns passos que podem lhe ajudar muito e podem fazer toda a diferença.

Procure escolher um período para controlar

Para começar um bom planejamento procure definir os períodos que você irá controlar. Este é um período que a sua previsão irá funcionar, por isso porque não fazer uma previsão para os próximos meses? Isto valerá muito a pena.

  • Saiba também qual é o saldo de todas as contas determinadas de sua empresa.
  • Procure antes de mais nada reunir todos os saldos da sua empresa a partir deste momento. As contas bancárias, bem como os cofres, as caixinhas, o administrativo, todo o dinheiro que estiver disponível na empresa deverá ser analisado.
  • Anote ainda os valores, este é um número que será pontos de partida para ter um bom controle de fluxo de caixa para a sua empresa.
  • Registre sempre todas as suas contas a pagar e a receber
  • Procure acima de tudo anotar todas as contas que sua empresa tiver para pagar aos seus fornecedores, e ainda todas as contas que a sua empresa tiver para receber dos seus clientes.

Isto é um fator fundamental para saber o que vai vir pela frente. Caso a sua empresa comprou ou vendeu a prazo é importante acompanhar todos os vencimentos de perto. E acima de tudo evitar os pagamentos de juros e multas por atraso, além de receber dos seus clientes valores sempre em dia, tudo isto deverá ser uma regra dentro de sua empresa.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta