Ainda Hoje Existe Muito Preconceito com as Pessoas Ostomizadas

A falta de informação como sempre é o maior agravante para que isso aconteça. Mas o que é ostomia? A ostomia é um procedimento cirúrgico no qual é feito a abertura de um órgão oco para manter uma comunicação com o meio externo.

Como por exemplo, os intestinos, que dependendo da gravidade do problema são exteriorizados e se faz um estoma que liga a extremidade do intestino preservado à pele. Quando acontece o câncer do intestino ou outros problemas que o intestino tenha que ser exteriorizado, é normal o uso de bolsa coletora para o recolhimento das fezes.

A convivência com essa bolsa pode não ser algo muito fácil para se adaptar nos primeiros dias, mas com o tempo o paciente vai descobrindo que existem diversos tipos de bolsas de colostomia que se ajustam melhor ao seu corpo e estilo de vida.

Mas o maior problema do ostomizado é como as outras pessoas o estão vendo.  Com a carência de programas educativos sobre a ostomia, a população ainda dispõe de poucas informações para entender que um paciente ostomizado vive como qualquer outra pessoa.

Sobre as bolsas de colostomia, usadas pelas pessoas ostomizadas, existem vários tipos e modelos. Dentre as bolsas coletoras utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão as marcas Hollister, Coloplast, Covatec e Shelter.

Uma diferença básica entre as bolsas de colostomia é que existem as que coletam fezes (que são as intestinais) e as coletoras de urina (que são as urinárias). Ao considerar a forma de descartar os dejetos, a diferença é que existem bolsas drenáveis e não drenáveis. As bolsas de colostomia drenáveis têm uma abertura na extremidade inferior por onde podem ser esvaziadas periodicamente. As bolsas drenáveis permitem o maior número de troca sem lesionar a pele.

Já a bolsas de colostomia não drenáveis são fechadas, ou seja, a extremidade inferior não se abre e não podem ser esvaziadas. Ela só poderá ser descartada quando 1/3 de sua capacidade estiver preenchida. Como pode ser observar o paciente de ostomia não precisa mais ficar preso a uma só bolsa de colostomia. Existem várias marcas que vão atender as suas necessidades o permitindo ter uma vida normal.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz