Advocacia Trabalhista Também Preveni Ações Trabalhistas

Muitos trabalhadores deixam de buscar seus direitos por muitas vezes nem saber que os tem. Apesar da CLT- Consolidação das leis trabalhistas existir há mais de 50 anos ela é ainda desconhecida, ou pouco conhecida para muitos trabalhadores. Por isso muitos especialistas em advocacia trabalhista tem procurado atuar em empresas, sindicatos de modo a transmitir e esclarecer os preceitos da CLT e garantir que os trabalhadores não só a conheçam como também façam jus de seus direitos e deveres.

Mas não é só com os empregados que a advocacia trabalhista atua. Orientar os empregadores também é um dos papéis importantes do profissional que atua na advocacia trabalhista. Inclusive porque para garantir que direitos de ambas as partes sejam cumpridos é necessário orientar as duas partes empregador-empregados.

Levar a advocacia trabalhista para mais perto dos interessados tem sido o diferencial de alguns escritórios de advocacia que inclusive além de ir aos locais de trabalho, tem promovido palestras sobre os assuntos relevantes que envolvem a advocacia trabalhista. Temas como: direitos e deveres do empregado, horas extras, férias, equiparação salarial,  demissão por justa causa, fundo de garantia, estabilidade, rescisão indireta, seguro desemprego, plano de carreira, danos morais, acidentes de trabalho, doenças do trabalho, assédio moral e vários outros.

Tudo isso tem contribuído para que as relações de trabalho se tornem mais transparentes e que uma quantidade menor de ações trabalhistas sejam iniciada. Muitos podem pensar que o advogado trabalhista perde clientes com esse tipo de abordagem. Pelo contrário é cada vez maior o número de empresas que busca essa assessoria. Com isso o advogado trabalhista somente muda o foco do seu trabalho, de intervenção para prevenção.

Todos ganham com isso. Uma sociedade onde os direitos e deveres são entendidos e cumprida é uma sociedade mais justa e igualitária. É uma sociedade em que as pessoas se respeitam e acreditam no poder judiciário  as coisas começam a ser levadas a seria e todos tem seu respeito no trabalho, em escolas, no dia a dia, virando um sociedade mais educada e com um grande potencial em conviver com as diferenças e respeitar a liberdade de escolha de cada cidadão.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz