Acerte na Divulgação do Seu Livro

Divulgar um livro não é tão trivial quanto parece. Ainda mais em tempos de crise, em que todos apertam os cintos e controlam gastos a qualquer custo. O jeito é despertar o desejo e a necessidade de consumo do seu leitor. Como? Usando a criatividade e utilizando alguns meios já existentes no mercado. Confira:

Recursos audiovisuais

Você já ouviu falar em book trailer? E em livro animado? O primeiro é um vídeo bem curtinho que conta a história do seu livro sem revelar o final. É como um trailer de um filme e tem o objetivo de chamar a atenção de possíveis leitores. O segundo, livro animado, é um vídeo maior que descreve detalhe por detalhe seu livro. É como se fosse um filme produzido a partir da história do seu livro. Ambos são feitos, geralmente, em animação e utilizam recursos sonoros e audiovisuais de qualidade.

Fazer um book trailer ou um livro animado sozinho, porém, pode ser tarefa difícil se você não sabe desenhar nem utilizar programas de edição no computador. Então, faz-se necessário contratar uma agência ou uma produtora de vídeos especializada nestas tarefas. E aproveite: “este é um novo nicho de mercado que tem atraído escritores autônomos, devido ao baixo custo de produção”, diz Lane Alves, diretora da empresa V.O.S. Cultural (www.voscultural.com.br), especializada em book trailer e livro animado.

Amizades e parcerias são importantes

Não dispense a famosa troca de favores: por exemplo, seu amigo designer pode fazer seu logotipo se você escrever uma resenha sobre o trabalho dele. E por aí vai… É muito importante realizar parcerias para conseguir atingir seu público-alvo.

A mesma coisa vale para blogueiros: envie um exemplar do seu livro para eles e peça para que escrevam uma crítica no blog. Os dois lados saem ganhando. Mas não espere uma crítica com apenas elogios. Lembre-se: você não está pagando por uma propaganda – receberá uma resenha sincera, mas cheia de credibilidade.

Tenha também uma cota de livros para enviar para a imprensa, como revistas e jornais especializados em literatura. Seu leitor em potencial também pode ser leitor desses veículos. Por isso, conseguir uma nota sobre seu livro neles seria ótimo, você não acha?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz