Abdominoplastia – Cirurgia Plástica de Abdômen

A abdominoplastia ou plástica abdominal é uma cirurgia plástica que visa corrigir a parede abdominal por via da remoção de gordura, excesso de pele e estrias, em suma, da flacidez acumulada na região do abdômen mais propriamente na zona umbilical.

Trata-se de uma cirurgia sobretudo direcionada para quem sofreu uma perda de peso muito acentuada podendo ser necessário corrigir elementos profundos ou superficiais musculares através da eliminação de excessos de gordura.

Existem dois tipos de abdominoplastia: A dermolipectomia clássica onde é trabalhado o abdômen anterior e a mini abdominoplastia onde se intervém somente na zona inferior do umbigo. As causas usuais para se recorrer a esta cirurgia, para além da já acima referida, são o excesso de depósito de tecidos gordos e, no caso particular da mulher, gestações consecutivas.

O procedimento cirúrgico passa pela realização de incisão em forma de semí circulo na zona acima dos pelos púbicos com anestenia peridural sendo que pode ser geral ou não, dependendo da decisão da equipa de anestesistas. Efetua-se o levantamento da pele para se proceder à remoção da gordura, costuram-se os músculos reto-abdominais para se criar uma cinta abdominal interna e estira-se a pele do abdómen superior até à cicatriz fazendo-se o acerto da posição do umbigo. Tem um tempo médio de duração de 2 horas e o tempo de internamento geralmente não ultrapassa os dois dias.

A abdominoplastia não deve ser confundida com um outro procedimento, a lipoaspiração, que é realizada unicamente quando se pretende remover excesso localizado de gordura localizada em pontos com textura e elasticidade propícios. De uma forma global, é um procedimento realizado por um cirurgião plástico sem riscos para o paciente e, naturalmente, é apenas destinado a doentes saudáveis sem quaisquer patologias documentadas. O pós-operatório não é particularmente doloroso recorrendo-se ao uso de analgésicos para combater o incómodo inicial sendo que o paciente poderá voltar a ter atividade controlada uma semana após a intervenção.

É necessário levar em conta que quando uma pessoa realiza uma cirurgia plástica no abdômen, ela necessita cuidados especiais no pós-operatório dentro e fora do hospital, tal como uma mudança em toda a sua rotina ou estilo de vida. Essas medidas são necessárias para alcançar os objetivos positivos desejados. Depois do período de recuperação, a paciente deve manter uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *