A Radiocomunicação Digital e os Desastres

A radiocomunicação digital é conhecida pela eficiência em seu processo de transmissão de dados e informações. Além disso, a radiocomunicação digital garante a segurança em todos os seus estágios, além de ser uma plataforma sustentável, algo de grande relevância para os tempos atuais.

Muitos são os benefícios da utilização da radiocomunicação digital, sobretudo, em empresas privadas, sejam elas pelo seu uso interno ou através da terceirização de suas operações, como ocorre muitas vezes em empresas de seguranças. Vale lembrar, que recentementeas empresas públicas tem aderido ao uso da radiocomunicação digital e que tal acontecimento, tem favorecido o andamento dos processos de transmissão de dados em todos os estágios da cadeia de comunicação.

Porém, em alguns segmentos, a utilização da radiocomunicação digital é fundamental há tempos, garantindo assim, o sucesso em seus processos. Todavia, o senso comum nem faz ideia sobre a importância de seu uso. Dentre uma dessas áreas, podemos citar a radiocomunicação digital em desastres.

Se voltarmos há mais ou menos uma década, vamos nos lembrar do triste episódio de 11 de setembro, onde um ataque terrorista, vitimou milhares de pessoas na cidade de Nova Iorque. Pois bem, devido a destruição total nas torres do World Trade Center, a radiocomunicação digital foi fundamental no processo de transmissão de informações no que diz respeito ao resgate de vítimas, garantindo desta forma, a sobrevivência de muitas vidas.

No último verão, nos deparamos com cenas chocantes de fenômenos naturais que assombraram a região do Lagos no Estado do Rio de Janeiro. As fortes e constantes chuvas, desencadearam uma série de desabamentos, causando inúmeras vítimas fatais. Neste triste acontecimento, mais uma vez, o uso da radiocomunicação digital foi primordial para a busca por sobreviventes.

Outro momento bastante marcante a qual o uso da radiocomunicação digital foi fundamental, no resgate dos mineiros soterrados no Chile; resgate este, que durou mais de dois meses. Neste caso, a radiocomunicação digital permitiu o contato dos soterrados com o mundo exterior, ajudando no processo de recuperação mental dos mesmos.

Portanto, é importante percebermos que além dos nichos básicos, também podemos nos deparar com o uso da radiocomunicação digital em outras áreas, como a mencionada acima. Desta forma, enxergamos de maneira mais dimensionada, a eficiência de sua utilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *