A Importância do Direito Ambiental

O Meio Ambiente tem sido alvo de diversos estudos e novas leis, ultimamente. Nunca houve tanta preocupação com o meio em que vivemos e, em decorrência disso, foi necessário a implantação de um direito específico para esta área. O Direito Ambiental.

A importância do direito ambiental é tão grande como qualquer outro segmento da área. Isso porque, é fundamental que se tenha leis e pessoas que façam que elas sejam cumpridas, relacionadas ao meio Ambiente, o que engloba os rios, o céu, o solo, a fauna, a flora e tudo o mais que esteja relacionado ao meio em que vivemos.

O homem vem deteriorando o planeta, não e de hoje. Justamente pelo seu instinto de sempre acabar com os recursos naturais existentes, e não repô-los, o homem esta destruindo o planeta em que vive. E é justamente ai que entra o Direito Ambiental.

O Direito Ambiental é a forma da lei se mostrar presente quanto aos problemas naturais que vem acontecendo ao planeta Terra. Tome como exemplo o desmatamento de florestas. É o Direito Ambiental que julga quais árvores podem – ou não – ser derrubadas, assim como quais devem ser as ações pós derrubada.

É o Direito Ambiental que nos diz qual é a emissão de gás carbônico permitida, e qual deve ser a procedência da população para diminuir os problemas causados por esta emissão. É ele, também, que dita as regras de quais madeiras podem ser usadas para confecção de móveis, ou como podemos diminuir a utilização de papel e, assim, diminuir o desmatamento.

O Direito Ambiental, também, é o responsável pelos animais em extinção. Quais animais podem ser criados em recintos fechados, quais podem ser caçados, quais precisam de cuidados especiais e cativeiro – para que possam se reproduzir. É o responsável por detectar onde – e como – ocorre tráfico de animais, ou criar leis que sejam contra o uso abusivo de peles dos mesmos.

O Direito Ambiental é, na verdade, o setor do Direito que mantém o planeta vivo, e que gera ações para que a população entenda os seus direitos e deveres perante a Terra. Cuidar do planeta é tão importante quanto cuidar de uma vida. Matar o planeta, da forma que seja, é tão crime quanto assassinar uma pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *