A Importância do Bom Vocabulário

Quando você está na escola, os professores e instrutores trabalham duro para ensinar-lhe um bom vocabulário. É importante na vida saber como usar as palavras e saber quais palavras diferentes tem o mesmo significado. Ter um vocabulário forte irá permitir que você entenda melhor as outras pessoas e melhore sua capacidade de se comunicar com os outros.

Para quase todas as palavras que escolhemos usar no idioma português há outras palavras que têm o mesmo significado. Estas palavras podem muitas vezes fazer as coisas que estão dizendo soarem mais poeticamente quando falamos. Às vezes, essas outras palavras são mais bem compreendidas por algumas pessoas do que são por outras pessoas. Às vezes, a utilização de uma palavra diferente para dizer a mesma coisa faz a pessoa parecer mais inteligente e mostra como ela tem uma melhor educação.

Nossas habilidades de vocabulário refletem sobre a educação que recebemos e que sobre nossa inteligência. Em uma entrevista de emprego dois candidatos que têm credenciais igualmente impressionantes podem ser julgados de acordo com suas habilidades de vocabulário. O candidato que é mais articulado será o que a empresa opta por contratar, pois essa pessoa será considerada como um grande benefício para a aparência da empresa.

Cada um de nós usa gírias quando estamos em torno de membros de nossa família e nossos amigos próximos. Alguns grupos de pessoas até mesmo dão novos significados às palavras. Apenas as pessoas do grupo vão entender o que está sendo dito quando a palavra é usada de forma inadequada. Esta maneira de comunicar com os amigos é interessante, mas também precisamos ser capazes de comunicar com pessoas fora do nosso círculo de amigos. Precisamos ser capazes de fazer as pessoas de todas as esferas da vida entender o que temos a dizer e precisamos entender o que elas estão dizendo para nós.

Se você está comprando um seguro de vida e você não conseguir compreender os termos que o agente de seguros está usando, você pode ficar confuso sobre qual a política de aquisição. Diferentes grupos de profissionais também têm o que parece ser sua própria língua a que eles falam.

A única forma segura de aumentar o seu vocabulário é fazendo perguntas. Quando alguém usa uma palavra ou uma frase que você não está familiarizado, não hesite em perguntar-lhes o que a palavra ou frase significa. Não há vergonha em não saber algo, mas deve haver vergonha em não tentar aprender.

Deixe um comentário

1 Comentário em "A Importância do Bom Vocabulário"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
wpDiscuz