A Importância de Limpar o Registro do Computador Regularmente

Limpar o registro é uma parte muito importante da manutenção do computador, porque um registro limpo garante que o computador ficará rápido e estável.

O registro do Windows é um banco de dados que armazena as configurações do Microsoft Windows e suas opções. Ele contém todos os dados de todos os hardwares, softwares do sistema operacional e todos os outros aplicativos e configurações do usuário, tais como perfis de usuários, o software instalado, arquivos temporários e muito mais.

O registro é a parte mais vital e mais vulneráveis ​​de um computador Windows. Diferentes programas acessam o registro milhares de vezes por segundo e novas entradas de registro são criadas sempre que é instalado um novo software ou hardware. Tudo isso faz com que o registro de um banco de dados seja muito complicado e que, como qualquer outro banco de dados complicado, precisa ser cuidado.

Quando o software é desinstalado, suas entradas geralmente são apagadas também. Esse é o caso com a maioria dos programas. No entanto, alguns aplicativos não são desinstalados corretamente e deixa você com um registro cheio de entradas obsoletas que apontam para softwares que não existem mais. Com o tempo, as entradas inválidas vão se juntando e criando uma verdadeira bagunça. Como resultado, seu sistema precisará de muito mais tempo para acessar o registro e seu computador vai ficando cada vez mais lento.

Há outras coisas que podem causar problemas com o registro, por exemplo, programas mal-escritos, arquivos temporários do navegador e programas desinstalados incorretamente. Tudo isso pode causar erros de sistema. É por isso que é muito importante manter o registro do Windows livre de lixo e corrigir os erros de registro que se acumularam ao longo do tempo.

Atualmente, a limpeza do registro se tornou muito mais fácil do que no passado, quando você tinha que abrir o Editor do Registro (Clique em Iniciar – Executar – digite regedit) e identificar entradas inválidas e corrompidas. Essa é uma ação muito perigosa, pois uma entrada apagada por engano pode fazer com que o computador não ligue mais. Claro, você ainda pode confiar em seu conhecimento e usar o regedit, mas é muito mais seguro e mais fácil usar um dos programas de limpeza de registro disponíveis no mercado.

Há um monte de bons programas de limpeza de registro que fazem o trabalho perfeitamente, como por exemplo, o RegAce e o CCleaner. Ambos são de confiança, vêm de desenvolvedores respeitáveis, são muito fáceis de usar e oferecem a opção de fazer backup do registro, de modo que você pode desfazer quaisquer alterações se houver algum problema.

Limpe o registro regularmente, pelo menos uma vez por mês, e você vai notar uma melhora significativa no desempenho do seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *