A Importância da Vacinação para o Gado

No Brasil, não há uma padronização no programa de vacinação brasileira, com relação ao gado, isso porque estamos em um país continental que desenvolve diversas bactérias dependendo do clima e da região. Mesmo assim, é essencial que o gado receba toda atenção e acompanhamento do veterinário para que a vacinação seja feita de maneira correta, afinal, embora esse ato seja simples, requer cuidados e o conhecimento necessário para ser feito de forma correta e evitar prejuízos aos produtores e danos ao rebanho.

Entenda a importância da vacinação e como aplicar de forma correta.

Atenção para a origem do animal

A linhagem do gado é essencial, pois por ela é possível saber quais são as doenças que o animal está mais suscetível, além disso, o tipo e a origem do gado influenciam na propensão de determinadas doenças. Isso significa que, a propagação das doenças infecciosas é distinta entre os sistemas de produção.

O clima também influência

Há doenças características de cada região do país, isso porque o clima influência no desenvolvimento de bactérias diferentes.

Algumas vacinas obrigatórias

Apesar de tudo já dito, há vacinas que são obrigatórias, são elas:

  • Febre aftosa – vacinação semestral de todos os animais, adultos ou não. Confira a data de vacinação do seu Estado definida pela Secretaria de Agricultura.
  • Brucelose – vacinação deve ser feita apenas em fêmeas entre 4 a 8 meses de idade. Essa vacina não pode ser dada em animais que já tenham passado dessa idade.
  • Carbúnculo – deve ser feita em todos os animais com revacinação 1 mês após a primeira vacinação.

Veterinários especializados para o programa de vacinação

Procure profissionais competentes para acompanhar a vacinação de seus animais e aplicar de forma correta. Faça o plano de seu rebanho voltado para as necessidades dele. Caso tenha interesse em comprar gado leiteiro ou gado de corte, informe-se sobre a linhagem e as vacinas que eles foram submetidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *