A Importância da Pontualidade na Escola

Quando o filho se encontra na fase escolar inicial, logo vem a carga de responsabilidade que os pais também precisam assumir para que a chegada do filho à escola seja pontualmente cumprida. Mas não é nada fácil: trânsito, problemas em casa, despertador que não funciona… São justificativas apresentadas para liberar a entrada dos pequenos na escola.

Natural acontecer de vez em quando algum incidente que atrapalhe a pontualidade, mas se tal fato vira rotina, os maiores prejudicados são as crianças.

Acostumar-se com regras, como a de ser pontual, é importante para que todos consigam conviver harmonicamente em sociedade. Especificamente, na rotina escolar, chegar atrasado pode atrapalhar no rendimento, perdendo uma parte da aula que pode ser significativa para o entendimento de um determinado conteúdo.  Além disso, quem se atrasa pode ganhar a conotação de displicente na escola, tanto pelos colegas quanto pelos professores.

O prejuízo pode ir além. A escola pode impedir o aluno que entre atrasado na primeira aula, permitindo assim somente a entrada no segundo horário. Caso tenha alguma atividade avaliativa ou prova, os professores não são obrigados a repetir para quem não compareceu sem justificativa legal. Enfim, notas caem, estímulo se esvai e a auto-estima abaixa.

Algumas medidas fáceis podem ser tomadas para que se facilite a organização. Se o filho estuda de manhã, logo precisa acordar bem cedo para se preparar: escovar os dentes, tomar banho e café e fazer o trajeto para a escola. Mas, para acordar bem disposto, é fundamental que tenha uma boa noite de sono, indo para cama mais cedo. É preciso considerar que são necessárias, pelo menos, 8 horas de sono para que as energias se recuperem e a absorção do aprendizado do dia anterior seja satisfatória.

Os pais devem acordar tranquilamente o filho. Acender repentinamente a luz do quarto ou gritar só vai prejudicar o despertar. Ele pode ficar irritado e tal humor pode se estender ao longo do dia. Na pré-adolescência, é interessante estimular a autonomia, colocando o despertador no quarto para que ele próprio acorde sozinho.

Um aliado dos pais na hora de acordar o filho é o banho da manhã. A água morna para fria o despertará e renovará as energias tão fundamentais para as tarefas do dia-a-dia.

Antes de tudo, os pais devem se conscientizar que os filhos se espelham nas atitudes dos adultos de quem tem referência. Portanto, os pais devem ser acompanhantes de seus filhos e precisam mostrar com ações que os compromissos com os horários são respeitados por todos, principalmente por eles, os pais. Isso conduzirá a criança a agir da mesma forma. No ato de educar, muitas vezes uma atitude pode valer mais do que palavras.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta