A Importância da Honestidade

Honestidade é a qualidade de ser verdadeiro, não enganar, não mentir e não fraudar. No dicionário, o adjetivo refere-se a decoro, decência, e probidade. O senso comum, com seu perfil muitas vezes perverso e cínico, por incrível que pareça ridiculariza a honestidade. Bobo é aquele que não respeita as leis, que faz tudo certinho sem um pingo de transgressão. Várias pessoas idolatram o “jeitinho brasileiro”, consideram a malandragem esperteza, algo que vai proporcionar ganhos materiais. Ledo engano. A desonestidade é uma característica desprezível para profissionais do mercado de trabalho – médico, advogado, engenheiro, todos – e todos que querem viver numa sociedade justa.

Infelizmente no Brasil a falta de decência está em todas as esferas da sociedade. Quem nunca reclamou ou viu algum noticiário na televisão sobre o taxista carioca “esperto” que roda mais do que deveria para tornar a corrida mais cara; ou do político que desvia verba da merenda escolar e aparece na televisão com um sorriso falso e a fala mansa? É fácil se indignar com tais acontecimentos, mas o mesmo que critica, muitas vezes reproduz atitudes erradas no cotidiano, afinal, mentir para tirar vantagem parecer ser mais fácil do que ser verdadeiro.

O indivíduo honesto no qual é sempre transparente com relação a suas atitudes, no âmbito empresarial, e nas relações interpessoais cotidianas, pode até ser considerado bobo, no entanto será respeitado pelas pessoas sérias e inteligentes. E é importantíssimo estabelecer relações de confiança ao longo da vida; poder confiar em alguém, e ter em quem confiar. Ser honesto também implica em não contrair dívidas indesejáveis, e trabalhar em benefício do próximo, e de si mesmo, obviamente.

Ao contrário do que diz o senso comum, o cínico de sempre, existem políticos e trabalhadores honestos. Eis o melhor caminho para o sucesso profissional e pessoal. Você irá encontrar um empregado que não engana o patrão, o taxista da cidade maravilhosa digno e verdadeiro, um deputado estadual que não utiliza verba pública com finalidades particulares, um sábio, e competentíssimo advogado no Rio de Janeiro que trabalha com dedicação em prol do cliente. Estas pessoas merecem respeitos, elas que são espertas e inteligentes e confiáveis.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz