A Essência das Franquias

Nem tudo no mundo é perfeito, e as franquias podem e tem normalmente resultados melhores se forem comparados com negócios que são independentes e que não fazem parte de um ramo de negócios que já é consolidado ao mercado, inclusive como a menores taxas de mortalidade de empresas comparadas.

Por este motivo é muito importante que se avalie algumas situações. Confira a seguir alguns dos problemas existentes nas franquias atualmente, e que poderão ainda ter um grande impacto no resultado final de seu sucesso de negócios.

Entenda a essência da franquia

A franquia é um sinônimo de padrões, processos e ainda regras. É importante que fique claro para o franqueado entender de forma clara e precisa isto, que o modelo de negócios já foi testado e validade e deverá ainda ficar operado dentro das suas diretrizes. É importante salientar ainda que as melhorias poderão ser implementadas ou mesmo sugeridas para os franqueados, mas sempre com toda a autorização da empresa que for franqueadora do negócio.

O papel principal das partes

É importante deixar claro, que um dos principais fatores de desgastes no relacionamento entre tanto franqueadores como franqueados é a falta de clareza sobre quem faz o que no decorrer da vida e da relação da franquia. Existem com isto uma série de expectativas e frustrações que são bastante comuns para ambos os lados, e ainda é preciso entender que toda a visão estratégica, bem como as diretrizes são de responsabilidade da franqueadora e aos franqueados caberá a execução de um planejamento considerado anual dos negócios.

A atuação como gestão de negócios é algo fundamental

Se transformar em um empresário é um dos maiores desafios existentes, e agir não apenas como franqueado, mas sim como um gestor que é envolvido nos negócios, procurando abranger todas as áreas de finanças bem como as áreas de pessoas, marketing e vendas, procurando sempre desenvolver todas estas competências.

É importante que exista uma idéia clara de todos estes aspectos, o que também pede uma preparação considerada efetiva para que eles evitem assim de se obter o sucesso esperado nos negócios dos franqueados para que exista um bom andamento do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *