A Creatina Pode ser Benéfica para os Idosos

Para as pessoas idosas, atividade simples como levantar da cadeira muitas vezes são feitas com dificuldade. Nessa etapa da vida acontece um declínio acentuado da perda da força e da musculatura, e isso acaba prejudicando atividades normais do nosso cotidiano. Há pesquisas recentes que comprovaram que a utilização da suplementação da creatina pode ser muito benéfica para esses casos, ajudando em um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida.

Foi percebido que após setes dias de suplementação de creatina (20 gramas diárias, divididas em três doses) a mulheres de idades entre 58 a 71 anos e houve uma melhoria considerável em diversas atividades de desempenho muscular. Isso aconteceu mesmo que com elas não realizando práticas esportivas no período, e não foi observado nenhum efeito colateral. O uso simples do suplemento de creatina é capaz de melhorar consideravelmente o desempenho físico em pessoas mais velhas.

Além disso, ela pode ajudar que pessoas com mais de 65 anos consigam ganhar massa muscular magra. Uma pesquisa realizada no Canadá mostrou que homens e mulheres com mais de 65 anos realizaram um programa de suplementação de creatina aliada a um treinamento físico supervisionado. Após seis meses, observou-se que o grupo teve um aumento considerável na massa magra, cerca de 4 kg. Além disso, ficou constatado que fazer uso prolongadamente do suplemento de creatina aumenta a estimativa de vida em 3,5%. Se ela for utilizada no ciclo de vida “saudável” (que é antes que a pessoa desenvolva alguma doença) a estimativa aumenta em 9%.

A creatina é uma excelente fonte de energia para as células do cérebro, que possuem uma alta demanda metabólica. Elas trabalham no processo de memória de longo prazo e de trabalho. Pesquisadores britânicos realizaram uma pesquisa com idosos de 75 anos com placebo ou creatina no período de cinco semanas. Depois, todas as pessoas passaram por uma série de exames para análise da memória. Os resultados que eles obtiveram é a de que a suplementação de creatina pode trazer benefícios para a memória de curto e longo prazo e para o funcionamento cognitivo.

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