A Chuteira Ideal

Não se sabe ao certo quando elas foram inventadas, mas, sua história e evolução estão ligadas a origem do próprio futebol no século XIX.

Bolas pesadas exigiam sapatos na mesma condição, com quase 1 kg cada um. No início as chuteiras pareciam botas, e como os jogadores não conseguiam ficar muito tempo em pé, as travas foram surgindo, mas foi apenas em 1925 que os irmãos Dassler, fundadores da adidas, aprimoraram o calçado deixando-o com 500g.

E assim, a história da chuteira foi se formando, até que hoje, ela se um tornou um acessório de extrema importância para o desempenho dos jogadores em campo, e saber escolher o modelo ideal é fundamental para uma boa partida.

Soft Ground

Mais conhecido como SG, esse solado é indicado para solo macio, como em dias de chuva ou campos sem grama – em dias de sol, sendo ótimo para aqueles que costumam fazer arrancadas muito rápidas, como atacantes, por exemplo. Normalmente esse modelo contem 6 pinos de alumínio ou poliuretano, e já pode ser encontrado com travas mistas, que mesclam outros padrões desse uniforme de futebol.

Hard Ground, Multi Ground e Artificial Ground

As chuteiras do tipo HD e MG são utilizadas para jogos em campos com grama rala e de solo firme. Já a AG, além de poder ser usada nessas condições, é também é indicada para grama sintética.

Socity

Como o próprio nome já indica, as travas do tipo Socity são adequadas para jogos de futebol socity, ou futebol 7 como é popularmente conhecido. O campo dessa modalidade é menor do que os demais e pode ser de grama artificial ou natural, sem grama e até mesmo de terra. Um dos maiores atrativos desse tipo de chuteira é que sua quantidade de pinos é maior, e com tamanho reduzido, o que costuma garantir mais conforto aos jogadores.

Firm Ground

Do inglês solo firme, as chuteiras do tipo FG são acessórios frequentes nos uniformes de futebol de jogadores meio-campistas e laterais, devido a altura baixa de suas travas. Ideal para campos gramados de terra firme, sem chuva e em de grama baixa, mesmo com chuva. Arredondas quadradas, triangulares, altas e baixas. As travas desse tipo de chuteira podem ser encontradas em diversos padrões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *